Apesar de um bom desempenho no GP da Austrália de Fórmula 1 de Yuki Tsunoda, onde terminou a corrida em P7, Helmut Marko afirmou que o piloto japonês da RB precisa continuar a evoluir para ser considerado para uma vaga na equipe principal da Red Bull Racing.
Tsunoda superou seu experiente companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, nas sessões de classificação das três primeiras corridas da temporada 2024, incluindo uma oitava posição no grid de largada em Melbourne.
Durante a corrida, o piloto japonês não conseguiu segurar os pilotos da Aston Martin, mas se aproveitou da punição de Fernando Alonso para terminar em sétimo lugar.
O bom desempenho de Tsunoda veio na esteira das críticas de Marko antes do último final de semana, quando o chefe do programa de jovens pilotos da Red Bull, Marko, declarou que os dois pilotos da equipe RB (ex-AlphaTauri) estavam lentos demais no ritmo de corrida.
Embora Tsunoda tenha declarado que correr pela Red Bull é seu principal objetivo, Marko esclareceu que deseja ver mais progresso do piloto japonês.
“Ele esteve competitivo em todas as voltas, não cometeu nenhum erro e se manteve calmo”, disse o consultor de automobilismo da Red Bull sobre o desempenho de Tsunoda no circuito de Albert Park.
Questionado sobre se finais de semana como o da Austrália, ajudariam Tsunoda a substituir Sergio Perez em 2025, Marko respondeu: “Como se diz, um gol não é um campeonato. Então, ele precisa evoluir mais antes de poder ser considerado para a equipe principal.”
Apesar da exigência de Marko, o chefe de equipe da RB, Laurent Mekies, elogiou a atuação de Tsunoda: “Yuki realizou uma corrida rápida e controlada para liderar todo o grupo do meio do pelotão e nos deu nossos primeiros pontos da temporada. Ele não cometeu nenhum erro durante todo o final de semana, e com calma e determinação, ficou mais rápido a cada sessão”, encerrou Mekies.