Max Verstappen, agora tetracampeão de Fórmula 1, afirmou recentemente que poderia ter conquistado o título deste ano ainda mais cedo, caso estivesse correndo pela McLaren. A declaração gerou debates, mas encontrou apoio no consultor da Red Bull, Helmut Marko.
Após garantir seu quarto título em Las Vegas, Verstappen comentou que suas habilidades foram importantes para superar as limitações do carro da Red Bull nesta temporada. “Se as pessoas acham que só ganho com o melhor carro, provei o contrário”, afirmou o holandês à imprensa, e ainda acrescentou: “Eu seria campeão com a McLaren, e muito mais cedo.”
Marko concordou com a análise de Verstappen, destacando a importância do piloto no sucesso da equipe. “Sim, ele está absolutamente certo”, afirmou o austríaco ao Oe24. “Este ano, nenhum outro piloto além de Max teria vencido o campeonato por nós. Ele certamente não teve o melhor carro.”
O consultor aproveitou a oportunidade para cobrar melhorias na Red Bull visando 2025. “Precisamos construir o carro certo para ele. Algo menos instável que o modelo atual e que esteja sempre na frente”, completou Marko.
Apesar de a McLaren ter melhorado significativamente ao longo da temporada e reduzido a diferença para a Red Bull, com Lando Norris se aproximando de Verstappen no meio do campeonato, a equipe britânica não conseguiu sustentar uma disputa até as etapas finais no campeonato de pilotos.
Por outro lado, o time de Woking lidera a classificação no campeonato de construtores com 608 pontos, seguido da Ferrari com 584 e da Red Bull com 555 pontos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.