Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, indicou que a falta de ‘continuidade e estabilidade’ de Yuki Tsunoda, é o principal motivo para o piloto japonês ainda não ter sido promovido à equipe principal. Apesar de boas atuações nesta temporada pela RB, Tsunoda não parece estar entre os favoritos para substituir Sergio Perez, caso a equipe opte por mudanças para a temporada 2025 da Fórmula 1.
Marko destacou a performance de Tsunoda nas corridas no Brasil e em Las Vegas, onde o piloto conquistou um sétimo e um nono lugar, respectivamente. No entanto, ressaltou que erros cometidos antes disso colocam em dúvida sua regularidade. “Yuki tem velocidade, mas lhe falta consistência e estabilidade”, afirmou Marko em entrevista ao Kleine Zeitung. “Quando ele acerta, funciona muito bem, mas isso não acontece sempre.”
O próprio Tsunoda já sugeriu que a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull, em 2022, pode ter mudado a postura da equipe em relação à promoção de jovens talentos. Diferentemente de nomes como Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, que subiram à equipe principal após se destacarem na equipe júnior, Tsunoda ainda não conquistou espaço.
A temporada de Tsunoda terá um encerramento importante, já que ele irá participar do teste de pós-temporada em Abu Dhabi, ao volante do RB20, o carro atual da Red Bull. Contudo, seu futuro, assim como o de Perez e de Liam Lawson, será decidido em uma reunião da alta cúpula da Red Bull, marcada para o dia seguinte ao GP de Abu Dhabi.
Essa decisão irá definir se Tsunoda conseguirá superar as dúvidas sobre sua consistência e avançar na hierarquia da Red Bull, ou se permanecerá na RB, ao menos por mais uma temporada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.