Com a temporada 2024 da Fórmula 1 entrando em suas etapas finais, a FIA emitiu uma nova diretriz técnica (TD) visando limitar o desgaste dos ‘skid blocks’ (espécie de ‘placas’ que protegem o assoalho) sob os carros. A medida impede o uso de soluções que permitiam aos carros rodar mais baixos sem comprometer o desgaste da prancha inferior. Apesar de especulações sobre o impacto dessa mudança, Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, garantiu que a equipe não será afetada.
“Isso não é um problema para nós. Nosso foco está em ajustar o carro,” afirmou Marko, em entrevista no paddock em Las Vegas. Questionado se o RB20 sentiria os efeitos da nova diretriz, o austríaco foi enfático: “Isso não nos afeta.”
A nova diretriz surgiu após alegações de que algumas equipes estavam explorando truques para minimizar o desgaste dos ‘skid blocks’, permitindo configurações de altura mais agressivas, sem afetar o assoalho. Embora rumores apontassem inicialmente que a Red Bull teria solicitado essa mudança, a FIA negou essa hipótese e afirmou que a equipe também estaria entre as que utilizavam o recurso.
Segundo informações, além da Red Bull, a Ferrari teria sido mencionada como uma das equipes que poderiam ser mais impactadas pela nova regra. No entanto, Marko não acredita que a mudança tenha causado efeitos significativos no grid até agora. “Por enquanto, não vimos isso,” concluiu o austríaco.