Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, afirmou que os rumores de que Max Verstappen poderia deixar a equipe após o próximo ano são ‘pura especulação’. Verstappen foi ligado diversas vezes a uma saída da equipe de Milton Keynes, com o motivo sendo preocupações com o carro da Red Bull para 2026, quando a Fórmula 1 terá novos regulamentos técnicos.
No próximo ano, a Red Bull se tornará uma OEM pela primeira vez em sua história na F1, o que significa que irá produzir e desenvolver suas próprias unidades de potência (em pareceria com a Ford). Como será a primeira vez que a Red Bull fará isso, espera-se que a equipe tenha dificuldades na primeira temporada dos novos regulamentos da unidade de potência.
Algumas pessoas especularam que um carro ruim no próximo ano poderia resultar na saída de Verstappen da equipe, com Marko confirmando que o tetracampeão tem cláusulas de saída em seu contrato. No entanto, o veterano de 81 anos não tem preocupações com o motor da Red Bull para 2026 ou com os rumores de que Verstappen poderia sair.
“Existem cláusulas de desempenho”, confirmou Marko à OE24. “Mas vamos supor que não estamos realmente em desvantagem em termos de motor. Uma diferença de um ou dois décimos é administrável com Max.”
Marko disse ainda que Verstappen não sairá antes do término de seu contrato no final da temporada 2028, apesar de vários relatos afirmarem o contrário. Ele enfatizou que o foco total permanece em fazer com que o holandês se torne um pentacampeão de F1 este ano, um feito que a Red Bull não conseguiu com Sebastian Vettel.
“Isso é tudo especulação”, insistiu Marko. “Queremos o 5º título de pilotos consecutivo, é nisso que estamos totalmente focados. Não conseguimos isso com Vettel”, finalizou o consultor da Red Bull.
O F1MANIA.NET cobre ‘in loco’ o evento F1 75 Live, direto da Inglaterra com o jornalista Rodrigo França.