Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, declarou que é “trágico” que Carlos Sainz não tenha conseguido uma vaga em uma equipe grande na Fórmula 1 para 2025, especialmente considerando mudança para a Williams.
Recentemente, a Williams anunciou que contratou Sainz, encerrando a longa espera pelo futuro do piloto. Sainz já havia sido informado antes do início da temporada de que seu contrato com a Ferrari não seria renovado, pois a equipe contratou Lewis Hamilton para se juntar a Charles Leclerc. Apesar das expectativas de encontrar uma vaga em uma equipe de ponta, a Red Bull descartou um retorno, e a Mercedes está prestes a promover Andrea Kimi Antonelli.
Desde então, Sainz rejeitou propostas da Alpine e da Sauber, que está se preparando para se tornar a Audi, optando por assinar um contrato de vários anos com a Williams. Marko acredita que Sainz fez a escolha certa ao escolher a Williams em vez das outras ofertas. Em sua coluna na Speedweek, Marko comentou: “É compreensível que Carlos Sainz tenha decidido ir para a Williams, porque quais seriam as alternativas? A Audi certamente não será uma delas no próximo ano, se você olhar para seus sucessos. E na Alpine, não sabemos se eles terão o motor Mercedes em 2025 ou apenas em 2026. Eu diria que essa foi a melhor solução para ele na situação em que se encontra.”
Marko lamentou que Sainz, que teve uma temporada de sucesso com uma vitória e cinco pódios em 2024, esteja se mudando para uma equipe que está atualmente em nono lugar no campeonato. No entanto, ele permanece otimista sobre as perspectivas futuras da Williams com as novas regulamentações técnicas programadas para 2026. “É claro que é trágico que ele esteja tendo sua melhor temporada na Ferrari e não esteja conseguindo uma vaga em uma equipe de ponta, mas as coisas devem avançar na Williams, e ele também tem um motor forte lá,” acrescentou.
Marko também sugeriu que pode haver uma cláusula de saída no contrato de Sainz com a Williams, permitindo que ele se mova para uma equipe melhor posicionada caso surja uma oferta: “E aparentemente há uma cláusula em seu contrato que permite que ele saia se surgir uma oferta de uma equipe muito melhor posicionada,” concluiu Marko.
No entanto, James Vowles, chefe da Williams, desmentiu as especulações, afirmando que a decisão de Sainz de revelar o contrato até 2026 foi sua própria: “Portanto, há exatamente 10 pessoas no mundo que sabem o que está no interior do contrato, 10. Ninguém nesta empresa é uma delas. Mas Carlos, Caco [Carlos Oñoro Sainz, gerente de Sainz] e eu sabemos o que está lá dentro. Então, qualquer coisa que você tenha lido na internet é especulação. A mensagem de que ele está comprometido e é aqui que ele quer estar não veio de mim, veio de Carlos. Ele queria deixar claro para todos que ele está comprometido e é aqui que ele quer estar,” finalizou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.