F1: Marko não se impressionou com estreia de Doohan na Alpine

A estreia de Jack Doohan na Fórmula 1 não gerou grandes expectativas entre os chefes da Alpine, com o consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, afirmando que o australiano deveria ter mostrado mais. Doohan terminou em 15º lugar no GP de Abu Dhabi, seu primeiro e inesperado compromisso pela equipe, após a saída precoce de Esteban Ocon para a Haas.

Em conversa com o F1 Insider, Marko foi direto: “Deveria ter sido mais.” A crítica do veterano de 81 anos destaca a pressão que Doohan enfrentou em sua primeira participação na F1. Mesmo com a ausência de expectativas extremamente altas, ele teve dificuldades durante a corrida, embora tenha expressado satisfação com a experiência no final.

Contrastando com a análise de Marko, o ex-piloto de F1 Jolyon Palmer, defendeu o australiano, considerando sua atuação ‘Ok’. “Ele não fez muito, mas também não errou demais”, afirmou Palmer no podcast Chequered Flag. O britânico acrescentou que é difícil para qualquer piloto estreante competir em uma última corrida de temporada, e acredita que o verdadeiro desempenho de Doohan virá em 2025.

O futuro de Doohan na Alpine parece estar sob avaliação constante. Antes da confirmação de Franco Colapinto como piloto reserva, o diretor-executivo da Alpine, Flavio Briatore, não escondeu a possibilidade de mudanças caso o australiano não apresente um desempenho satisfatório. “Não podemos ser emocionais na F1”, disse Briatore ao Le Parisien, destacando que a equipe começará 2025 com Pierre Gasly e Jack Doohan, mas que ajustes podem ser feitos se os resultados não aparecerem.

A pressão sobre Doohan cresce ainda mais com o alto investimento da Alpine em Colapinto, que segundo rumores, teve seu contrato fechado por £8,4 milhões. Caso Doohan não consiga entregar os resultados esperados, Colapinto pode entrar na equipe antes do fim da temporada, além do fato que diversas fontes afirmam que o contrato de Doohan com a equipe francesa, seria válido apenas para os seis primeiros GPs de 2025.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.