A Áustria tem uma rica história na Fórmula 1, inclusive com algumas pessoas em cargos importantes na categoria, como Toto Wolff, Franz Tost e Helmut Marko, mas já faz muito tempo que um piloto austríaco não consegue vencer um GP. Talvez isso possa mudar em um futuro próximo, com o consultor da Red Bull, Marko, observando alguns jovens pilotos.
Charlie Wurz, filho do ex-piloto de F1, Alexander Wurz, está no radar de Marko. O piloto de 17 anos competiu recentemente no campeonato de Fórmula Regional na Nova Zelândia e se saiu muito bem. Graças em parte a quatro poles e quatro vitórias, conseguiu terminar como campeão após 15 corridas. Anteriormente, pilotos como Lance Stroll, Lando Norris, Liam Lawson e Robert Shwartzman venceram este campeonato.
Falando ao Kronen Zeitung da Áustria, Marko afirmou: “Na Fórmula 4, ele (Wurz) frequentemente tinha uma desvantagem de peso (na Fórmula 4 italiana, ele terminou em quarto lugar com a Prema Racing no ano anterior) e embora o campeonato na Nova Zelândia seja menos internacional, permanece um forte indicador. De qualquer forma, estamos acompanhando Charlie. Quando ele chegar na Fórmula 3, vamos descobrir onde ele realmente está”, disse Marko.
Em 2023, Wurz Jr. vai disputar a Fórmula Regional Europa, uma espécie de classe intermediária entre a Fórmula 3 e a Fórmula 4. O piloto austríaco gostaria de correr na Fórmula 3, mas comentou: “Para a próxima etapa na carreira de Charlie, ainda tenho que encontrar os recursos financeiros”, afirmou seu pai, Alex Wurz. Possivelmente a Red Bull poderia contribuir para isso, caso contratassem o piloto austríaco para o programa júnior, algo que não aconteceu até o momento.
Além de Wurz Jr, Kiano Blum também está na lista de pilotos observados pela Red Bull, mas atualmente, Blum ainda está correndo no Kart.