F1: Marko pode estar próximo de deixar a Red Bull

A Red Bull pode enfrentar uma possível mudança em sua estrutura de liderança, com notícias de que o conselho de administração da equipe decidirá o futuro de Helmut Marko, o ‘consultor externo’ austríaco, em uma reunião prevista para esta semana.

De acordo com informações do jornal ‘O Globo’, um conflito de poder tem se desenvolvido internamente na Red Bull desde a morte de Dietrich Mateschitz, co-fundador da empresa. Mateschitz havia estipulado que após sua morte, sua participação na organização seria transferida para seu filho Mark. No entanto, surgiram tensões à medida que os acionistas tailandeses tentam exercer mais controle sobre a direção de toda a empresa, incluindo as equipes de Fórmula 1 Red Bull Racing e AlphaTauri.

Além disso, relatos sugerem que houve atrito entre o chefe da equipe apoiado pelos tailandeses, Christian Horner, e Helmut Marko, que era o braço direito de Dietrich Mateschitz. Desde a morte do bilionário, Horner estaria buscando obter controle total sobre as atividades de automobilismo do Grupo Red Bull. Ainda segundo as informações, Horner contaria com o apoio de Oliver Mintzlaff, que tem participado do conselho da Red Bull desde a morte de Mateschitz.

Peter Bayer sendo nomeado CEO da AlphaTauri, também seria um sinal de que Horner já teria maior influência, pois ele supostamente defendeu a contratação do ex-funcionário da FIA. Rumores nos bastidores também sugerem que Horner busca a saída de Yuki Tsunoda, já confirmado para AlphaTauri em 2024, não sendo considerado um piloto para ser candidato a uma vaga na Red Bull no futuro.

O conselho de administração do Grupo Red Bull se reunirá esta semana, e um dos principais pontos de discussão será o futuro de Helmut Marko. Pela primeira vez, Marko estaria sob risco em sua posição de ‘consultor’ na equipe, de acordo com O Globo.

Além disso, o jornal informa que Sergio Perez poderá ser substituído por Daniel Ricciardo na Red Bull já em 2024. A relação entre Perez e Max Verstappen teria enfrentado dificuldades desde o GP de São Paulo em 2022, e Horner também estaria a favor de contar com Ricciardo ao lado do holandês. Caso a mudança se concretize, Liam Lawson seria o provável sucessor de Ricciardo na AlphaTauri.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.