No cenário atual de 2023 da Fórmula 1, a competição se dividiu em duas: a Red Bull correndo isolada na liderança e o restante do grid brigando por posições, com Mercedes, Aston Martin e Ferrari na disputa pela chamada segunda força do campeonato.
Nas últimas etapas, as equipes trouxeram algumas atualizações em vista de aumentar sua competitividade. A Mercedes evoluiu, mas não fez frente à Red Bull, enquanto a Aston Martin teve dificuldade no GP da Espanha, bem como a Ferrari.
“Sem querer ser arrogante, eles realmente não se aproximaram de nós, apenas se revezaram [em ser o segundo mais rápido]. E isso é bom para nós, porque nossa liderança no campeonato está aumentando a cada corrida”, comentou Helmut Marko sobre as atualizações nos outros carros.
O conselheiro da Red Bull seguiu abordando a pilotagem de Verstappen no último domingo (4) na Espanha: “Você viu como Max fez a volta mais rápida com pneus velhos no final. Ele está, como dizem, em outro planeta no momento. Ele alcançou uma superioridade que nunca tivemos antes.”
O holandês ainda foi buscar a volta mais rápida, mesmo que seu engenheiro não o aconselhasse, já que Max estava perto de levar uma punição por ultrapassar os limites de pista.
“Esse é o Max, você não pode tirar isso dele”, acrescentou Helmut em relação ao episódio. “Ele sempre tem que ir ao limite. Essa é a marca de um grande piloto e ele sempre consegue um ótimo resultado.”