Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, revelou detalhes de algumas negociações fracassadas com Fernando Alonso ao longo dos anos na Fórmula 1. De acordo com Marko, o espanhol não considerava a equipe seriamente nos tempos em que a Red Bull ainda não brigava por títulos.
“Estávamos conversando com Alonso antes de começarmos a vencer”, disse Marko no podcast ‘Inside Line’. “Não sei exatamente o ano, mas acho que pode ter sido 2008. Ele não nos levou a sério, eu acho, e por isso não aconteceu.”
As negociações frustradas com Alonso não teriam se limitado a apenas uma única ocasião. Apesar das tentativas frustradas, Marko acredita que uma parceria entre Alonso e Red Bull não teria funcionado devido às personalidades dos pilotos.
“Max (Verstappen) e Alonso são gerações diferentes e personalidades opostas”, afirmou Marko. “Alonso não é do tipo que entra no simulador logo após a corrida, ao contrário de Max. Seria muito difícil para a equipe administrar isso.”
Alonso, por sua vez, já havia comentado sobre pelo menos uma suposta oferta da Red Bull em 2007. Na época, ele optou pela Ferrari, conquistando o vice-campeonato em 2010 e 2012.
“Estava conversando seriamente com a Ferrari, e naquela época eu achava que a Ferrari era a opção mais segura e a melhor escolha para o futuro”, disse Alonso. “Talvez se eu tivesse uma bola de cristal eu teria mudado de ideia, mas você não diria não para a Ferrari em 2009”, acrescentou o piloto espanhol.
Marko rebateu a declaração de Alonso sobre apenas uma única conversa, afirmando que o espanhol teve outras oportunidades na Red Bull. O próprio Alonso confirma as investidas da equipe, mas deixa a entender que houve contradições nas declarações do chefe da equipe, Christian Horner, que o levaram a desistir das negociações.