Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, revelou que a equipe “oferecerá” a Liam Lawson um assento de corrida para a temporada de F1 de 2025. Essa declaração vem em meio a especulações crescentes sobre o futuro de Daniel Ricciardo, que tem lutado para assegurar sua posição na F1 desde seu retorno há 12 meses.
Ricciardo, que completou 35 anos recentemente, alcançou a nona colocação no último Grande Prêmio da Áustria, marcando apenas seu terceiro resultado pontuado em 18 corridas desde seu retorno à RB (anteriormente AlphaTauri) antes do GP da Hungria do ano passado. Helmut Marko comentou sobre a situação de Lawson, que impressionou ao substituir o Ricciardo no outono passado, mencionando uma cláusula em seu contrato que permite o piloto neozelandês deixar a Red Bull se não for promovido a um assento permanente para 2025.
Com os novos contratos para Sergio Pérez e Yuki Tsunoda já anunciados, Ricciardo permanece como o único piloto sem confirmação de assento nas equipes da Red Bull para a próxima temporada. Marko admitiu que a RB “terá que” encontrar um lugar para Lawson, seguindo a orientação dos acionistas que desejam que a equipe de Faenza volte a ser uma plataforma de formação para jovens pilotos.
“Os acionistas deixaram claro que somos uma equipe júnior e devemos agir de acordo com isso. O objetivo era que (Ricciardo) fosse considerado para a Red Bull Racing com performances excepcionais. Esse assento agora pertence a Sergio Perez, então esse plano não é mais válido. Teremos que colocar um jovem piloto lá em breve. Esse piloto seria Liam Lawson”, afirmou Marko ao jornal austríaco Kleine Zeitung.
Em resposta aos comentários de Marko, Ricciardo terminou em nono lugar no Red Bull Ring, superando o companheiro de equipe Tsunoda pela terceira corrida consecutiva. No entanto, a Red Bull parece determinada a promover Lawson. Marko confirmou que a equipe pretende oferecer um assento de corrida ao jovem piloto, que deve participar de um teste com um carro de especificação de 2022 em breve, para a temporada de F1 2025.
“Vamos oferecer algo a ele. Um cockpit para o próximo ano. Está claro que a RB é uma equipe júnior. Isso também é comunicado internamente e todos entenderam”, finalizou Marko.