Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, acredita que Gerhard Berger, ex-piloto de Fórmula 1, não aproveitou o máximo de todo o seu potencial durante sua carreira na categoria. Segundo Marko, Berger tinha o talento necessário para ser campeão mundial, mas terminou sua trajetória com três terceiros lugares na classificação final do campeonato.
“Ele tinha o potencial de se tornar campeão mundial,
Eu imediatamente percebi que ele era um talento extraordinário,” disse Marko, ao relembrar seu primeiro contato com Berger em entrevista à ServusTV.
Berger, que fez sua estreia na Fórmula 1 em 1984, passou por equipes como Arrows, Benetton, Ferrari e McLaren, completando 210 corridas, vencendo 10 vezes e garantindo 48 pódios e 12 pole positions. No entanto, para Marko, esses números poderiam ter sido ainda mais impressionantes.
Marko, que foi mentor de Berger no início de sua carreira, afirmou que o fim da parceria entre os dois foi um erro estratégico: “Ele tinha o potencial de se tornar um grande. Ele não fez o melhor de seu talento. Você tem que ter as pessoas acima de você, atrás de você e houve algumas corridas…,” comentou Marko, até ser interrompido por Berger: “Helmut, não precisamos contar tudo! Podemos deixar algo de fora.” Marko, em tom de brincadeira, respondeu: “É por isso que você não se tornou campeão mundial.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.