F1
|
7 de agosto de 2024 11:08

F1: Marko sugere cláusula de saída no contrato de Sainz com a Williams

Carlos Sainz assinou um contrato de dois anos com a Williams, mas rumores sobre uma possível saída continuam a circular, mesmo após o anúncio oficial do acordo.

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, revelou que o contrato de Sainz com a Williams inclui uma cláusula de saída que permite ao piloto deixar a equipe se receber uma oferta de uma “grande equipe”. O futuro de Sainz ficou incerto no início de fevereiro, quando a Ferrari surpreendeu ao anunciar que Lewis Hamilton se juntaria à equipe na próxima temporada, deixando o piloto espanhol sem um lugar na Scuderia.

Nos meses seguintes, Sainz avaliou suas opções, recebendo propostas da Williams, Stake/Audi e Alpine. Isso gerou um efeito dominó no mercado de pilotos, com Kevin Magnussen, da Haas, comparando a situação de Sainz a uma “rolha na garrafa”.

Após o GP da Bélgica, a Williams confirmou que Sainz assinou um contrato válido para “2025, 2026 e além”. Quase imediatamente, começaram a surgir rumores sobre possíveis cláusulas de saída no contrato, o que levou o chefe da equipe, James Vowles, a reagir.

“Existem exatamente 10 pessoas no mundo que sabem o que está no contrato. O grupo de Carlos sabe, e eu sei o que está no contrato. Qualquer coisa que você leu na internet é pura especulação e nada mais,” disse Vowles.

Contudo, Helmut Marko reforçou os rumores em sua última coluna para a publicação austríaca Speedweek.

“É compreensível que Carlos tenha optado por ir para a Williams, porque quais seriam as alternativas?” disse Marko.

“A Audi certamente não será uma opção no próximo ano, considerando seus resultados. E na Alpine, não sabemos se eles conseguirão o motor Mercedes em 2025 ou só em 2026. Eu diria que essa foi a melhor escolha para ele,” acrescentou.

“É, obviamente, trágico que ele esteja tendo sua melhor temporada na Ferrari e não consiga uma vaga em uma equipe de ponta. Mas a Williams deve progredir, ele tem um motor forte lá também. E, aparentemente, há uma cláusula em seu contrato que lhe permite sair se uma oferta de uma equipe muito melhor surgir,” finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.