A Red Bull recebeu uma penalidade para 2023, perdendo 10% do tempo de utilização do túnel de vento este ano, devido a ter ultrapassado o limite de orçamento da Fórmula 1 em 2021, além de uma multa de US$ 7 milhões paga no ano passado, pela mesma infração.
O ex-piloto de F1, que atualmente corre na Stock Car brasileira, Felipe Massa, não acredita que isso tenha um grande impacto para a Red Bull.
Um início totalmente dominante na temporada 2023, já deu à Red Bull uma base muito forte para superar o impacto dessas penalidades, com a equipe tendo vencido os cinco GPs realizados até agora este ano, o que inclui quatro dobradinhas, e a vitória na corrida sprint em Baku.
Mas à medida que as equipes começam a lançar pacotes de atualização para seus carros atuais, existe a perspectiva de que essas restrições à Red Bull, podem significar que o pacote atual da equipe possa começar a ficar um pouco para trás, com um cenário se desenvolvendo em que Aston Martin, Mercedes e Ferrari podem se aproximar mais.
Massa, porém, que correu contra a Red Bull em suas passagens pela Ferrari e Williams, não tem certeza se é assim que a situação vai acontecer.
“É difícil pensar que as limitações no túnel de vento afetarão sua competitividade”, disse ele ao jornal La Gazzetta dello Sport.
Além de ter o domínio absoluto este ano com o RB19, a Red Bull também tem um dos melhores pilotos da F1 com Max Verstappen, que busca seu tricampeonato em 2023.
Massa acredita que o holandês deve conseguir isso, e ainda desafiar o recorde de sete títulos de Michael Schumacher e Lewis Hamilton.
“Verstappen vem provando há algum tempo que é um fenômeno”, disse Massa. “O que ele está fazendo, em termos de vitórias e atuações, pode ser comparado aos melhores momentos que vimos de (Ayrton) Senna, Schumacher ou Hamilton.”
“Ele está no mesmo nível, além de ser muito jovem e ter muitos anos de carreira pela frente, então pode quebrar todos os recordes, ultrapassando Michael e Lewis, se estiver disposto a continuar na Fórmula 1 por muito tempo.”
“Acho que ele vai conquistar seu terceiro título nesta temporada e depois muitos mais. Se falarmos de qualidade, além de sua pilotagem, impressiona a frieza que Verstappen consegue manter nos momentos mais importantes”, acrescentou Massa.
“Ele está sempre lúcido, sabe tomar as decisões certas e sabe trabalhar em equipe como poucos. Ele tem muito a dizer dentro da equipe e todos o seguem e estão do seu lado. A combinação dele e da Red Bull ainda é a única a ser batida este ano. O melhor piloto com o carro mais rápido”, finalizou o brasileiro.