A McLaren conta com um novo nome em seu rol de desenvolvimento de pilotos na F1. Nesta quarta-feira (18), a equipe britânica anunciou a competidora Bianca Bustamante como parte do programa de jovens pilotos, além de a filipina representar o time na F1 Academy em 2024.
Com 18 anos, Bianca se torna a primeira mulher a entrar para a seleta lista de apoio da escuderia de Woking. Envolvida com o esporte a motor desde os cinco anos, em seu currículo vitorioso conta com uma série de conquistas como diversos títulos de kart em campeonatos asiáticos.
Já nos carros de fórmula, Bustamante já disputou na W Series, Fórmula 4 dos Emirados Árabens Unidos, USF Júnior e atualmente corre na F1 Academy, categoria exclusivamente feminina sob guarda-chuva da F1. Até o momento, conta com duas vitórias e dois pódios – a decisão acontece neste final de semana no GP dos Estados Unidos.
Ao ingressar no programa de desenvolvimento da McLaren, liderado por Emanuele Pirro, a filipina vai se tornar parte de um funil de sucesso que hoje conta com grandes nomes de pilotos em categorias como F1, Indy e Fórmula E.
“Esse é um momento surreal em minha carreira, assinar com a McLaren e ART Grand Prix estava além de qualquer coisa que poderia imaginar quando corria de kart nas Filipinas. Ainda não caiu a ficha em ver meu nome ao lado da McLaren sem me emocionar, já que a história e legado dessa equipe realmente me deixa sem palavras”, disse a pilota.
“Sou tão grata por essa oportunidade e acredito que agora tenho a melhor possibilidade de estrutura de desenvolvimento a minha volta para dar o próximo passo na minha carreira e sou muito grata a isso. 2023 tem sido sobre melhorar minha velocidade, o que tenho mostrado em diversas corridas, mas em 2024 o objetivo é estabelecer uma consistência e melhorar minha força mental para conseguir competir pelo título da F1 Academy”, continuou.
“Por agora, o foco é terminar o ano da F1 Academy de maneira forte aqui em Austin, mas vou começar o trabalho imediatamente para 2024. Nunca estive tão motivada em toda minha vida. Um grande obrigada à Susie Wolff e à equipe da F1 Academy por lutar tão duro por nós garotas e nos dar a oportunidade de sermos as melhores possíveis. Um obrigada adicional a Zak Brown, Andrea Stella, Emanuele Pirro, Sebastian Philippe, meus patrocinadores e meus apoiadores por acreditarem em mim e por tornarem tudo possível. Sou cheia de gratidão e prometo dar meu máximo”, completou.
Part of the papaya family! 😄 @RacerBia pic.twitter.com/izlKCsyauz
— McLaren (@McLarenF1) October 18, 2023