F1: McLaren conquista título de Construtores 2024

A McLaren voltou a ver sua estrela brilhar na F1 após tanto tempo de espera. Com o resultado do GP de Abu Dhabi deste domingo (8), a equipe conquistou o Mundial de Construtores e encerrou um jejum sem conquistas de nada menos que 26 anos.

A temporada 2024 começou mais uma vez com amplo domínio da Red Bull. Entretanto, aos poucos, com a falta de resultados de Sérgio Pérez e a constante crescente de Lando Norris e Oscar Piastri, a equipe britânica foi assumindo o protagonismo do campeonato.

Então, após a vitória do australiano no GP do Azerbaijão, a McLaren assumiu a liderança dos Construtores em 2024 – inclusive, foi a primeira vez que alcançou o feito desde 2022.

A partir de então, começou a controlar os resultados, sempre constantemente no pódio e na zona de pontos. E se uma vez sua principal adversária era a Red Bull, na reta final do campeonato se tornou a Ferrari – com quem chegou 21 pontos de vantagem em Yas Marina.

Então, em Abu Dhabi, com a vitória de Norris e décimo de Piastri, e terceiro de Charles Leclerc e segundo de Carlos Sainz, foi o suficiente para colocar as mãos nos canecos entre as equipes.

Na temporada, a McLaren conseguiu 20 pódios entre seus dois pilotos, sendo três etapas com ambos terminando no top-3 e ainda contando com cinco vitórias – três de Norris e duas de Piastri.

O último título de Construtores da McLaren na F1 veio na temporada de 1998 com Mikka Hakkinen e David Coulthard. Esse é o nono caneco do time britânico, igualando o número da Williams e ainda estando a sete de alcançar a Ferrari.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.