F1: McLaren está furiosa com Red Bull e Verstappen após acidente no GP da Áustria

Nesse domingo, durante o Grande Prêmio da Áustria de F1, a tensão tomou conta da McLaren após um incidente envolvendo Max Verstappen e Lando Norris. Andrea Stella, chefe da equipe McLaren, não escondeu sua indignação com a Red Bull e Verstappen, os responsabilizando pelo acidente que arruinou a corrida de ambos os pilotos.

Stella destacou que a abordagem de Verstappen nas corridas ao Campeonato Mundial de 2021, quando o piloto holandês teve várias disputas intensas com Lewis Hamilton. Para ele, a tolerância em punições naquela época influenciou negativamente o comportamento de Verstappen nas pistas.

“Nós vemos que toda a população do mundo sabe quem é o responsável, exceto por um grupo de pessoas”, afirmou Stella à Sky Sports, referindo-se à equipe Red Bull.

“Se você não abordar essas coisas honestamente, elas voltarão. Elas voltaram hoje porque não foram tratadas adequadamente no passado, quando houve algumas lutas com Lewis Hamilton. Isso precisava ser punido de maneira mais severa”, disse Stella.

Durante o GP, Verstappen e Norris protagonizaram uma disputa emocionante pela liderança, mas o toque entre os carros acabou prejudicando ambos. Verstappen conseguiu terminar em quinto, enquanto Norris foi forçado a abandonar a corrida. Os comissários consideraram Verstappen culpado e aplicaram uma penalidade de dez segundos ao piloto.

“O fato é que temos muito respeito pela Red Bull, muito respeito por Max. Eles não precisam fazer isso. É uma maneira de quase comprometer sua reputação. Por que você faria isso? É sobre correr dentro das regulamentações que devem ser aplicadas de maneira eficaz. Porque quando um carro está fora da corrida como consequência deste acidente, a punição precisa ser proporcional ao resultado”, acrescentou Stella.

Stella concluiu ressaltando a necessidade de uma aplicação mais rigorosa das regras de corrida: “Tivemos isso duas vezes, movendo-se sob frenagem. Então, acho que é evidente que temos que impor a maneira de correr porque queremos nos divertir. Queremos aproveitar,” finalizou.