F1
|
17 de dezembro de 2024 15:08

F1: McLaren não se preocupa com as restrições nos testes aerodinâmicos para 2025

Andrea Stella, chefe da McLaren, mostrou confiança ao falar sobre as restrições de testes aerodinâmicos que a equipe terá para a temporada de Fórmula 1 em 2025. Embora a F1 tenha colocado restrições mas rígidas desde 2022 para tornar a competição equilibrada, Stella acredita que o foco deve ser na eficiência do desenvolvimento, e não na quantidade de testes.

Após conquistar o título de Construtores, a McLaren terá direito a 70% do tempo de testes aerodinâmicos em 2025, uma queda em relação aos 85% que a equipe teve nesta temporada de 2024, de acordo com as regras da F1. No entanto, Stella não parece preocupado com essa redução.

“Você sempre quer estar no topo e, a partir daí, melhorar sua eficiência. Não importa se você tem mais tempo de túnel de vento, o importante é como você usa esse tempo. Não é porque eu tenho três vezes o tempo do túnel de vento que necessariamente vou desenvolver o carro três vezes mais rápido, esse não é o caso,” disse Stella.

“Acho que vimos isso muito bem este ano, porque houve desenvolvimentos feitos por algumas equipes que não necessariamente se tornaram algo que foi um progresso. Não se trata necessariamente de quantidade; estamos investindo muito na qualidade do desenvolvimento,” acrescentou.

Stella também destacou como o novo túnel de vento da McLaren, está ajudando a equipe a melhorar seus processos de desenvolvimento: “Com o novo túnel de vento, conseguimos testar peças muito mais rápido, o que traz uma grande eficiência. Agora, temos a peça pronta e ela é testada duas horas depois, ao invés de dois dias”, explicou.

Apesar das mudanças nos testes, Stella acredita que o diferencial da McLaren está na eficiência do desenvolvimento. “Mesmo que tenha mais restrições, o mais importante é a maneira como você gera o conhecimento e a eficiência. Isso de longe é a coisa mais importante”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.