A McLaren, atual líder no campeonato de construtores da Fórmula 1, voltou suas críticas para outras equipes da categoria, acusando-as de ‘explorar’ o regulamento utilizando dispositivos aerodinâmicos ilegais. A equipe britânica também pediu à FIA que seja mais rigorosa na fiscalização e exija ‘mais respeito’ para o órgão regulador.
Uma polêmica ocorreu recentemente envolvendo asas traseiras ‘flexíveis’ da McLaren, que poderiam reduzir a resistência do ar e aumentar a velocidade final, como um ‘mini-DRS’, como foi chamado por algumas equipes concorrentes. A McLaren, foi submetida a uma avaliação da FIA, que constatou que não haviam irregularidades, mas ainda assim a equipe de Woking decidiu alterar o design de forma proativa. No entanto, a equipe também denunciou que outras equipes estão utilizando dispositivos semelhantes, mas de forma menos visível.
“Queremos ter uma conversa proativa com a FIA, porque essa história está se tornando grande”, afirmou Andrea Stella, chefe da McLaren. “Para nós, fazer algumas mudanças é bastante transparente, então podemos muito bem fazê-las. Não haverá uma grande consequência do ponto de vista do nosso desempenho.”
Stella destacou que a McLaren não quer criar polêmicas e apenas informou a FIA sobre as irregularidades que identificou em outras equipes, sem especificar quais foram essas irregularidades e nem em quais equipes. “Confio na FIA e acredito que eles vão conversar com as outras equipes e tomar as medidas necessárias”, disse o chefe da McLaren.
Além disso, Stella pediu mais respeito à FIA e à sua equipe técnica. “A FIA é composta por pessoas muito competentes que fazem um excelente trabalho. Devemos valorizar o trabalho deles e não criticá-los constantemente”, acrescentou.
No momento, a McLaren lidera o campeonato de construtores com uma vantagem de 41 pontos sobre a Red Bull Racing (a principal ‘acusadora’ da asa traseira da McLaren), e espera que a FIA tome medidas para garantir a igualdade competitiva na Fórmula 1. A equipe britânica acredita que a postura proativa e transparente adotada em relação a sua própria asa traseira, é um sinal de respeito e compromisso com a integridade da categoria.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.