F1: McLaren pode fechar o Mundial de Construtores no Catar. Saiba como

A McLaren tem a primeira oportunidade de fechar o Campeonato Mundial de Construtores de Fórmula 1 neste final de semana, quando será disputado o GP do Catar, penúltima etapa da temporada 2024. O time inglês de Lando Norris e Oscar Piastri chega ao Circuito Internacional de Lusail com uma vantagem de 21 pontos sobre a Ferrari, a vice-líder, e ainda compete com a Red Bull, terceira colocada.

Para ser campeã no Catar, a McLaren precisa ampliar a diferença para o segundo colocado para 45 pontos. No Mundial de Construtores, cada etapa oferece 44 pontos, 25 para o vencedor, 18 para o segundo colocado e o ponto da melhor volta. Em Losail, com a Sprint, ainda serão pagos mais 15 pontos, oito para o ganhador da corrida curta, e sete para o segundo colocado, totalizando 59 pontos.

Caso conquiste todos os pontos oferecidos no Catar, a McLaren tira definitivamente a Red Bull da disputa. Já para definir o campeonato, a Ferrari terá de perder mais 23 pontos para que os ingleses conquistem o primeiro título de Construtores desde 1998. Na conta mais básica, Charles Leclerc e Carlos Sainz teriam de terminar em quinto e sexto na prova principal, considerando que sejam terceiro e quarto na Sprint, para a McLaren ser campeã.

Joga contra o time de Woking o retrospecto recente contra a Ferrari. Os italianos fizeram mais pontos que a McLaren em três dos últimos cinco GPs. Mais do que isso, na soma de pontos das últimas cinco etapas, o time de Maranello somou 159 pontos, contra 132 dos ingleses. Já a Red Bull somou somente 99 pontos neste período.

A programação da F1 em Lusail será aberta na sexta-feira, quando ocorrem o único treino livre do final de semana e a classificação Sprint. O sábado será marcado pela disputa da Sprint e a definição do grid para a corrida principal, que ocorre no domingo, a partir das 13h. F1MANIA.NET acompanha todas as atividades em tempo real.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.