Apesar de marcar pontos logo na abertura da temporada 2024 da Fórmula 1, Lando Norris acredita que a McLaren precisa dar ‘dois grandes passos’ para brigar com equipes como Red Bull e Ferrari.
Norris conquistou o sexto lugar no GP do Bahrein. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, cruzou a linha de chegada em oitavo, garantindo assim uma pontuação dupla para a McLaren.
O piloto britânico largou da sétima posição, mas se aproveitou do DRS na volta 3 para ultrapassar rapidamente a Aston Martin de Fernando Alonso na aproximação da curva 1. A ultrapassagem de Norris sobre o bicampeão foi decisiva, pois permitiu que Piastri o imitasse na volta seguinte, embora o australiano tenha sido superado por Lewis Hamilton depois.
Apesar de conseguir se aproximar de George Russell na parte final da prova, Norris terminou a dois segundos do quinto lugar e 23 segundos atrás de Carlos Sainz, que chegou em terceiro.
“Eu acho que é positivo o nosso ritmo ainda estar bem próximo da Mercedes”, disse Norris. “Em alguns momentos, pensei que poderíamos desafiar a Ferrari, mas Carlos, eu acho, mostrou qual era o potencial da Ferrari hoje. Estávamos perto da Mercedes, não acho que tínhamos nenhuma vantagem sobre eles. O ritmo era tão parecido que, assim que entrei no ar sujo, não consegui ter vantagem suficiente para ter a chance de ultrapassar ou mesmo chegar perto do DRS.”
“Mas talvez depois de ontem (sexta-feira), eu esperava um pouco mais. Mas quando digo um pouco mais, é uma grande mudança de posição, mas não uma grande mudança no tempo de volta. Sabe, um décimo e meio ontem equivalia a quatro posições. Honestamente, não achei que mudaria muito hoje. Acho que estamos onde esperávamos estar e é um bom começo de temporada”, acrescentou.
Apesar de estar satisfeito com o desempenho básico do MCL38, Norris afirmou que ainda há trabalho a ser feito para que a McLaren se torne uma candidata a disputar o título. “Ainda há muitas áreas em que precisamos nos concentrar para melhorar se quisermos ser mais consistentes e desafiar, mas considerando que é uma pista com a qual ainda sofremos, o fato de estarmos tão perto da Mercedes ainda é um bom sinal para nós, indicando que em algumas pistas poderemos estar à frente”, acrescentou.
Norris discordou da sugestão de que a Red Bull estava ‘em outro planeta’ no Circuito Internacional do Bahrein, brincando: “Quer dizer, eles não estavam, Carlos (Sainz) não estava muito atrás.”
“Eles (Red Bull) são sempre muito bons no ritmo de corrida. E nessa pista, você precisa ser bom com os pneus porque é muito abrasiva. Então eu acho que a Ferrari fez um bom trabalho, mas a Ferrari é sempre forte aqui como característica. Mas a Red Bull claramente ainda está na frente, isso é certo. Acho que Charles (Leclerc) teve a volta mais rápida. Então, talvez entre eles eles possam brigar um pouco e eu acho que isso vai ser bom para todos”, disse ele.
“Ainda assim, o ritmo de corrida é onde a Red Bull é muito forte e dominante. Mas sim, há um grande passo entre nós e a Ferrari em um circuito como este, e depois outro passo da Ferrari para a Red Bull. Temos dois grandes passos para recuperar, mas começar com um já será bom”, finalizou Norris.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.