F1
|
27 de julho de 2024 21:14

F1: McLaren reconhece Verstappen como favorito para a vitória no GP da Bélgica

O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, e o piloto Lando Norris concordaram após a sessão de qualificação deste sábado que Max Verstappen continua sendo o favorito para vencer o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, mesmo após receber uma penalidade de 10 posições no grid.

Verstappen recebeu a penalidade de 10 posições devido ao excesso na alocação de sua unidade de potência para a temporada, mas uma volta impressionante na qualificação o colocou na pole position, com uma vantagem de seis décimos de segundo em condições de pista molhada.

O holandês também foi o mais rápido no seco na manhã de sexta-feira, antes de Norris liderar uma dobradinha da McLaren no segundo treino livre.

Norris e Oscar Piastri largarão em quarto e quinto no grid de domingo, mas Stella ainda considera Verstappen um forte concorrente, mesmo largando da 11ª posição.

“Max é definitivamente uma ameaça,” afirmou Stella após a qualificação. “Acho que ele foi excepcionalmente rápido em condições secas. Ele foi muito rápido hoje em condições molhadas.

“Acho que sabíamos que neste tipo de pista, ainda era provável que a Red Bull tivesse uma vantagem sobre nós. Acho que isso foi provado hoje no molhado e, até certo ponto, ontem em condições secas.

“Ele continua sendo o favorito para a vitória amanhã, mesmo que comece fora das primeiras 10 posições no grid. Temos que olhar para nós mesmos. Temos que maximizar o fato de que também fomos competitivos. Temos uma estratégia de pneus com a qual estamos felizes. Temos que ficar de olho no tempo, explorar os pontos fortes do carro e, com sorte, ganhar uma vantagem de tempo no início. Isso significa que, mesmo que Max passe pelo pelotão, estaremos longe o suficiente à frente.”

Norris também destacou a velocidade de Verstappen: “Ele claramente foi o mais rápido durante todo o fim de semana. Mesmo ontem no TL2, a Red Bull simplesmente não aumentou a potência do motor como nós fizemos. Considerando que estávamos apenas dois décimos à frente, [Verstappen] tinha muito mais na manga, basicamente.

“Mesmo depois de muitas corridas excelentes nas últimas semanas, acho que a Red Bull sempre esteve lá e por aí.”

Norris comentou que alguns tendem a “desconsiderar a Red Bull às vezes,” antes de afirmar que o holandês estava no mesmo ritmo de corrida da McLaren na última prova em Hungaroring.

“Ele estava praticamente no mesmo ritmo de corrida, apenas cometeu mais erros do que nós, tão simples quanto isso,” disse Norris. “Ele será uma ameaça amanhã. 100% ele virá rápido. Tenho certeza de que será uma ameaça para nós também.”

Com isso, a McLaren se prepara para uma corrida desafiadora, sabendo que terá que enfrentar a rápida recuperação de Verstappen, que promete agitar as posições no grid em Spa-Francorchamps.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.