A nova temporada da Fórmula 1 ainda nem começou, mas a McLaren já deu o que falar. A equipe de Woking lançou nesta semana o MCL38, mas parece que nem tudo o que ele guarda foi revelado. As primeiras imagens divulgadas escondiam uma inovação técnica importante: uma ‘mini asa’ localizada na parte frontal da carenagem.
Mesmo sendo apontada como candidata a desafiar Red Bull, Mercedes e Ferrari na briga pelo título este ano, a McLaren optou por manter esse segredo por enquanto. Quando questionado sobre o motivo, o piloto Lando Norris não escondeu a estratégia: “Porque podemos (fazer isso)”.
Segundo Tobias Gruner, da Auto Motor und Sport, essa ‘mini asa’ só foi mostrada ao público quando Norris e seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, fizeram o ‘shakedown’ do carro no circuito de Silverstone. Além disso, outras áreas importantes do MCL38 foram disfarçadas nas fotos de apresentação, incluindo o assoalho e a suspensão.
“Desde que os dados de desenvolvimento estejam corretos, acho que vamos começar a temporada muito bem”, afirmou o CEO da McLaren, Zak Brown. “Não vemos razão para não vencermos corridas em algum momento do ano.”
Será que a ‘mini asa’ escondida é realmente uma carta na manga da McLaren para surpreender os adversários? O mistério só será revelado com o decorrer da temporada, mas uma coisa é certa: a equipe de Woking promete agitar as disputas em 2024.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.