F1
|
24 de dezembro de 2024 10:12

F1: Mecânico da Red Bull revela tensão nos bastidores contra Mercedes em 2021

A intensa disputa pelo título na Fórmula 1 entre Max Verstappen e Lewis Hamilton em 2021, não ficou restrita às pistas. Segundo Calum Nicolas, mecânico da Red Bull Racing, a rivalidade entre as equipes Red Bull e Mercedes também se estendeu aos bastidores, com estratégias incomuns sendo empregadas até no pit lane.

Nicolas, que atua como Técnico Sênior de Montagem de Unidade de Potência na Red Bull, revelou detalhes do clima tenso daquela temporada. Em entrevista ao podcast ‘Road To Success’, ele contou que a Mercedes adotou práticas para dificultar as operações da equipe rival nos boxes. “Em 2021, a Mercedes deixou de mover os cabos no pit lane. No meio da temporada, eles simplesmente deixavam os cabos pendurados, tornando mais difícil para nossos pilotos entrarem na garagem. Isso era muito irritante, porque os pilotos tinham que desviar dos cabos”, afirmou.

Com o aumento das tensões, a Red Bull decidiu reagir da mesma forma. Nicolas mencionou que a equipe parou de mover seus próprios cabos para a Mercedes, espelhando a prática do rival. Ele também destacou um momento emblemático envolvendo Mark Willis, gerente de logística da Red Bull Racing. “Há um vídeo do Mark ao lado dos nossos cabos, sem se mover, mesmo quando um carro da Mercedes passou muito perto dele. Isso mostra o nível de comprometimento e a tensão daquela época”, relembrou Nicolas.

A temporada de 2021 ficou marcada não apenas pela disputa histórica entre Verstappen e Hamilton, mas também pelo embate constante entre os chefes de equipe Christian Horner e Toto Wolff. Nos bastidores, os mecânicos e demais membros das equipes vivenciaram esse clima de rivalidade, que extrapolou os limites da competição na pista.

Essas palavras de Nicolas, oferecem uma nova perspectiva sobre o quão longe as equipes estavam dispostas a ir para buscar vantagem naquela temporada, que para completar, terminou envolta em muita polêmica (que se estende até hoje), sobre a controversa decisão do título na última corrida do ano em Abu Dhabi.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.