F1: Mekies afirma que RB trabalha para liberar velocidade de Ricciardo

Laurent Mekies, chefe da RB na Fórmula 1, afirmou que os esforços da equipe para eliminar limitações que atrapalhavam Daniel Ricciardo, foram cruciais para o australiano conquistar o quarto lugar na corrida Sprint do GP de Miami.

Ricciardo teve um início de temporada decepcionante. Seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, vinha superando o australiano e ajudando a RB a subir para a sétima colocação no campeonato de construtores.

Ricciardo admitiu que a mudança de chassi melhorou sua sintonia com o VCARB 01 e converteu a quarta posição no grid em um bom P4 como resultado final na Sprint de Miami.

O australiano conseguiu segurar a pressão de Carlos Sainz (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren) para garantir um resultado importante, que segundo Mekies já vinha se desenhando.

“Tenho certeza que foi um grande peso tirado dos ombros dele, porque os Estados Unidos são praticamente sua segunda casa”, disse Mekies ao Motorsport.com. “Ele fez isso com estilo, com uma defesa incrível contra a Ferrari e a McLaren. Foi um momento fantástico para ele.”

“Para ser justo, já havíamos visto sinais de melhora antes, mas era muito difícil explicar para o mundo. Na Arábia Saudita já foi um desempenho melhor que no Bahrein, na Austrália foi melhor que na Arábia Saudita, no Japão foi melhor que na Austrália, e a China foi melhor que no Japão. Estava vindo em muitos pequenos passos, e achamos que há mais que podemos fazer nas próximas corridas para adaptar melhor o carro a ele”, acrescentou.

Mekies revelou que a RB terá peças sob medida para Ricciardo, e que a equipe de Faenza começou a resolver problemas que restringiam seu ritmo. “Vamos apenas dizer que identificamos coisas que o incomodavam e tiravam bastante velocidade. Tentamos marcar todas as caixas para eliminar essas limitações e há mais algumas que gostaríamos de ver resolvidas nas próximas semanas.”

“Sempre foi planejado introduzir um novo chassi antes da sexta corrida. Foi ótimo para resolver nossos problemas com Daniel e deixá-lo mais confortável. Ele se saiu melhor na China e em Miami logo de cara. É um grande valor para uma equipe poder entender e analisar o que está acontecendo com os pilotos, e nem sempre isso está visível nos dados. Ainda estamos tentando entender o que o perturbava antes, é um trabalho em progresso”, afirmou o chefe da RB.

Apesar do bom resultado na Sprint, Ricciardo não conseguiu manter o ritmo na corrida principal. O piloto australiano citou dificuldades com os pneus, o que culminou em sua eliminação no Q1 e posterior 15º lugar no GP.

Mekies acredita que o desempenho inconsistente de Ricciardo no Autódromo Internacional de Miami, demonstra o quão apertada está a briga no pelotão intermediário da F1.

“Você precisa acertar todos os aspectos do fim de semana em alto nível. Se não fizermos isso, estamos fora do Q1 na hora. Tivemos um desempenho fantástico com Daniel na classificação Sprint e na própria corrida Sprint. Mas na sessão de classificação para o GP, estávamos um pouco fora da janela de pneus, um pequeno erro ali, e de repente você está fora, essa é a realidade. É disso que eu gosto nas corridas. São dez ou doze carros brigando, e é com certeza uma pressão muito intensa para a equipe”, finalizou Mekies.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.