A Mercedes, após um período de sucesso com atualizações recentes, está enfrentando novas preocupações com o desempenho de Lewis Hamilton e George Russell no GP da Itália de Fórmula 1. A equipe admite que não entendeu completamente a última atualização aplicada.
Em Spa-Francorchamps a equipe introduziu um novo assoalho, mas optou por não usá-lo na sessão de classificação no sábado e nem na corrida de domingo. Surpreendentemente, obtiveram o melhor resultado em muito tempo, com uma dobradinha no final. Russell, que havia vencido a corrida foi desclassificado, mas eles mantiveram o troféu da vitória devido ao P2 de Hamilton, que se tornou P1 com a desclassificação do companheiro de equipe.
Após as férias da categoria, o novo assoalho foi reaplicado. Nos primeiros treinos livres em Zandvoort, a Mercedes realizou uma sessão dividida, com um carro usando o novo assoalho e outro o antigo, para obter dados comparativos. A equipe optou por usar o novo assoalho pelo restante daquele fim de semana, conforme planejado anteriormente. Hamilton não conseguiu passar do Q2 e Russell perdeu posições durante a corrida, deixando a equipe técnica intrigada.
Na análise da Mercedes, o diretor técnico James Allison, foi questionado sobre o desempenho do novo assoalho. “A resposta simples é que não sabemos completamente. Você pode fazer algumas medições diretas e dizer que o downforce que ele deveria entregar parecia estar lá. Então, em um nível, você poderia se consolar com o fato de que funcionou como esperado, mas muita velocidade dos carros neste ano, particularmente, se deve a como eles manobram. Então não é apenas uma questão de ‘seu pacote aerodinâmico lhe entrega downforce’, mas está lhe entregando o carro equilibrado que você precisa nas curvas? Está lhe entregando o carro equilibrado que você precisa de alta velocidade para baixa velocidade? E definitivamente sabemos que não tínhamos um carro bem equilibrado neste último final de semana. Foi aí que a maior parte de nossa velocidade se foi”, acrescentou Allison.
A Mercedes continuará a investigar isso nos próximos finais de semana de corrida. “Seja esse novo assoalho, o novo pacote aerodinâmico ou não, precisamos manter uma mente aberta e algo que precisaremos revisitar em futuras corridas”, concluiu Allison.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.