George Russell acredita que a Mercedes finalmente está fazendo progressos reais com seu carro, após conquistar a pole position para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1.
A equipe tem lutado para se adaptar às regras introduzidas em 2022, ano em que Russell chegou na equipe vindo da Williams. A pole position dele neste fim de semana, é a quarta da equipe no período, mas só conquistaram uma vitória, com Russell em Interlagos em 2022.
No entanto, o piloto britânico acredita que a equipe está em uma curva ascendente graças às atualizações introduzidas nas corridas recentes, como a nova asa dianteira usada em Mônaco.
“Quando você tem vários anos com as mesmas regras, acaba encontrando o ponto ideal”, disse ele. “Nos últimos anos, estávamos meio que ‘zig-zagueando’, mas nos últimos seis meses, esses ‘zigue-zagues’ diminuíram e conseguimos realmente ajustar o que queremos no carro.”
A Mercedes espera alcançar o mesmo tipo de salto de performance que a McLaren vem mostrando, desde que implementou a primeira de uma série de atualizações bem-sucedidas no GP da Áustria do ano passado.
“Isso só mostra que pequenas mudanças podem realmente trazer grandes melhorias no desempenho. Vimos isso com a McLaren, e nós mesmos também demos um grande salto, especialmente em termos de briga pelo pódio”, acrescentou.
A Mercedes tem se mostrado competitiva nos treinos iniciais em vários finais de semana este ano, mas costumava cair de rendimento na sessão de classificação. No Canadá, porém, Lewis Hamilton liderou o último treino livre e os dois carros da equipe foram os mais rápidos no Q2.
“Eu acho que todas as voltas que fizemos neste fim de semana, o carro pareceu bem”, disse Russell após a classificação. “Sempre estivemos no topo da tabela de tempos. Discutíamos ontem porque achávamos que estávamos muito competitivos nos treinos livres 1, 2 e 3. Precisamos ver se isso continua nas próximas corridas.”
“Na semana passada em Mônaco, estávamos a um décimo do top 3. Aqui, na pole. E essas são as duas primeiras corridas com as atualizações. Então o tempo dirá. Não queremos nos empolgar demais, mas o começo é animador”, finalizou Russell.