A equipe Mercedes se mostrou bastante confiante para o GP da Holanda de Fórmula 1, e seus dois pilotos, Lewis Hamilton e George Russell, gostaram do ritmo e do comportamento do carro nessa sexta-feira de treinos livres.
Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista: “Hoje foi um começo encorajador para o fim de semana. As condições no TL1 foram particularmente complicadas, com ventos muito fortes e chuva pesada, dificultando uma boa leitura do assoalho atualizado que trouxemos para Spa. No entanto, o que vimos parece estar de acordo com as expectativas, então continuaremos o final de semana com isso instalado em ambos os carros. No TL1 e no TL2, o carro funcionou bem. O desempenho de volta única parece sólido, embora seja provável que seja apertado com Max (Verstappen) e os dois carros da McLaren na sessão de classificação, pois todos pareciam fortes hoje. Temos algumas áreas que podemos melhorar a esse respeito, mas sem dúvida os outros estão em uma posição semelhante. Nossos trechos longos não foram tão fortes. Certamente podemos encontrar um pouco de ritmo com o gerenciamento de pneus e um equilíbrio melhorado, mas Norris parecia muito bem esta tarde e precisaremos dar um passo para entrar no ritmo dele. Trabalharemos duro durante a noite para encontrar esses ganhos. Mostramos em corridas recentes que, se colocarmos o carro na janela certa, podemos ser competitivos e com base em hoje, parece que devemos estar na luta perto da frente amanhã”, concluiu.
Russell: “Foi bom voltar para o carro e entrar no ritmo das coisas no primeiro dia de pista aqui em Zandvoort. Foi difícil devido às condições de vento. Talvez seja a condição mais ventosa em que me lembro de ter pilotado um carro de F1 nos últimos anos. No entanto, o carro estava indo muito bem e o assoalho atualizado que trouxemos parece estar funcionando efetivamente. O grupo na frente parece estar bem próximo mais uma vez. Esperamos enfrentar outra batalha fascinante no resto do fim de semana pelas posições do pódio. Dito isso, tudo pode ser muito diferente amanhã, pois as condições provavelmente mudarão mais uma vez. Estou animado para voltar para o carro amanhã e ver o que podemos fazer”, acrescentou.
Hamilton: “Hoje não foi um mau começo de fim de semana. Tudo correu bem, o carro estava se comportando bem e estávamos perto da frente do grid nas telas de cronometragem. Entendemos nosso carro e isso está tornando cada final de semana muito mais fácil. Podemos fazer pequenos ajustes a partir daí, em vez de grandes mudanças, e isso está tornando muito mais fácil encontrar o desempenho. Esse foi o caso hoje e nos prepara bem para o resto do fim de semana. Ainda há mais tempo para descobrir com certeza. Não tirei o máximo proveito da minha volta com o pneu macio, então isso é encorajador para a sessão de classificação. Vamos analisar os dados das corridas longas esta noite e ver se podemos fazer mais melhorias durante a noite”, finalizou o heptacampeão.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Holanda ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.