Nesta terça-feira, aconteceram os testes pós-temporada dos pneus Pirelli. Além disso, para três equipes a temporada ainda não acabou, pois em dezembro ainda farão testes extras para a fornecedora de pneus.
A princípio, os testes pós GP de Abu Dhabi seriam os últimos na temporada de 2022. No entanto, mais três testes em dezembro foram confirmados pela Pirelli, e mais outros dois em fevereiro, nos quais os carros deste ano serão utilizados.
Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Alfa Romeo irá para o Circuito Paul Ricard, palco do GP da França – que foi retirado do calendário de 2023 – para completar os testes de pneus. Nos dias 6 e 7 do mesmo mês, a Ferrari estará em Fiorano, onde fará testes para os pneus de chuva com o F1-75. Para fechar o último mês do ano, a AlphaTauri viajará para o circuito de Portimão, onde aconteceu o GP de Portugal em 2020 e 2021, e fará testes nos pneus slicks.
Já em fevereiro, acontecem mais dois testes em Paul Ricard. Neles, a Mercedes será a protagonista dos dias 1 e 2 para pneus slick, enquanto a AlphaTauri entrará em ação novamente nos dias 3 e 4 para pneus de chuva. Por fim, nos dias 7 e 8 a Mercedes e Aston Martin testarão pneus de pista seca em Jerez, na Espanha.
Em entrevista à mídia em Abu Dhabi, Mario Isola, chefe da Pirelli, disse: “Percebemos que era impossível com o calendário de 2022 e também com o calendário do próximo ano organizar todas as sessões de testes que precisávamos.
“Uma ideia era usar o TL2, como usamos no México e Austin, e outra possibilidade era organizar um teste no período de férias.
“No regulamento, podemos usar os carros atuais até 15 de dezembro e de 1° de fevereiro até a primeira corrida do campeonato do ano que vem, usando os carros de 2022. Eles não podem usar os testes de fevereiro para desenvolver o carro de 2023.
“A FIA está enviando um observador a cada teste para verificar a configuração e as peças usadas no carro em alguma das corridas de 2022.
“Temos três sessões molhadas e três sessões secas. Você tem que ter algumas sessões de chuva em condições de frio porque uma das metas é tentar remover os cobertores dos pneus de chuva em 2023.
“Espero que as condições não estejam muito frias porque talvez em Fiorano em dezembro encontremos neve! Mas espero que seja bom o suficiente para fazer um teste de chuva.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.