A temporada 2023 da Fórmula 1 foi marcada por altos e baixos para a Mercedes. Embora não tenha conquistado nenhuma vitória, a consistência da equipe ao longo do ano garantiu um segundo lugar no Campeonato de Construtores, colocando seu nome em uma lista peculiar na história da categoria.
Desde 2011, a equipe de Brackley havia dominado a F1, acumulando títulos consecutivos com Lewis Hamilton (seis) e Nico Rosberg (um). Mas com a chegada dos novos regulamentos técnicos em 2022, a Mercedes teve dificuldades para se adaptar, e apesar de ter vencido o GP de São Paulo com George Russell no ano passado, não conseguiu repetir esse feito em 2023.
Mesmo sem vitórias, a Mercedes superou a Ferrari na briga pelo vice-campeonato, tornando-se apenas a terceira equipe na história da F1 a alcançar o segundo lugar sem conquistar nenhuma vitórua em um GP.
A lista abaixo detalha mais sobre o assunto de equipes em P2 na classificação final, mas sem nenhuma vitória durante o ano:
-2004: BAR Honda. Com 11 pódios conquistados por Jenson Button e Takuma Sato, a BAR Honda garantiu o vice-campeonato, sendo Button uma peça fundamental para o futuro sucesso da equipe, já que em 2009 ele seria campeão na F1 com a Brawn GP (ex-BAR Honda).
-2007: BMW-Sauber. Apesar de figurar em terceiro na classificação final, a BMW-Sauber alcançou o P2 com a desclassificação da McLaren devido ao escândalo ‘Spygate’. A equipe conquistou dois pódios com Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica como companheiro de equipe.
-2023: Mercedes. O segundo lugar sem nenhuma vitória da Mercedes também marca um capítulo único na história da equipe e demonstra sua resiliência diante das adversidades.
Para 2024 a Mercedes já demosntrou um otimismo maior, tanto do chefe da equipe, Toto Wolff, quanto dos pilotos do time, Lewis Hamilton e George Russell. Agora resta ver se esse otimismo vai realmente se transoformar em bons resultados nas pistas na próxima temporada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.