F1: Mercedes nega bloqueio de isenção de penalidade para Sainz em Las Vegas

A equipe Mercedes respondeu categoricamente a rumores que circularam sugerindo que teria barrado uma possível anulação da polêmica penalidade de grid imposta a Carlos Sainz no Grande Prêmio de Las Vegas. O piloto da Ferrari foi forçado a parar durante a sessão de treinos após um defeito na pista, que resultou em danos significativos ao seu carro, incluindo a necessidade de substituir a bateria, o que excedeu sua cota para a temporada e acarretou uma penalidade de dez posições no grid.

A equipe italiana apelou aos comissários, que, por sua vez, declararam não ter autoridade para cancelar a penalidade, o que deixou Sainz incrédulo. Comentários feitos durante a transmissão da Sky F1 sugeriram que uma equipe teria rejeitado a possibilidade de os comissários explorarem a anulação da penalidade, com indícios apontando para a Mercedes, que está na disputa com a Ferrari pelo segundo lugar no Campeonato de Construtores.

No entanto, a Mercedes descartou as insinuações como “especulação”, esclarecendo que não teriam como impedir uma isenção de penalidade para Sainz. A equipe alemã destacou que, mesmo em casos onde não há culpa do piloto ou da equipe, a penalidade é mantida conforme as regras, que não permitem discricionariedade.

O campeão mundial Jenson Button e o comentarista Karun Chandhok, da Sky, argumentaram que as equipes deveriam ter concordado com uma dispensa especial para Sainz e a Ferrari. “Você tem que dizer que isso é força maior, nada feito por eles, um incidente muito infeliz e único”, disse Zak Brown, CEO da McLaren Racing, confirmando que sua equipe teria apoiado a não aplicação da penalidade.

A Mercedes mantém uma vantagem de 20 pontos sobre a Ferrari antes do Grande Prêmio de Las Vegas. A posição da equipe sobre a penalidade reflete um compromisso com as regras estabelecidas, mas o incidente abre um precedente para futuras discussões sobre possíveis mudanças regulatórias que permitam flexibilidade nas penalidades quando o problema está além do controle da equipe e do piloto.

O F1MANIA.NET cobre o GP de Las Vegas da F1 ‘in loco’ com Victor Berto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.