A equipe RB teve resultados mistos hoje no GP do Japão de Fórmula 1. Enquanto Yuki Tsunoda mais uma vez teve um bom desempenho e garantiu o P10, Daniel Ricciardo abandonou ainda na primeira volta, após uma toque com Alex Albon da Williams, que resultou nos dois carros batendo forte na barreira de proteção, mas felizmente sem nenhum dano aos pilotos.
Laurent Mekies, chefe da equipe: “Ótimo resultado para a equipe hoje. Yuki fez uma corrida fantástica diante de sua torcida, controlando os pneus e pressionando forte quando necessário. Algumas ótimas ultrapassagens também, e nenhum erro durante todo o fim de semana. Ele merece o excelente resultado de hoje. O incidente de Daniel na primeira volta foi lamentável. Estávamos bastante expostos aos nossos concorrentes atrás de nós, que usavam principalmente pneus macios, e essas coisas podem acontecer. O que é importante é que ambos os nossos pilotos tiveram um ótimo ritmo aqui, como demonstrado ontem na sessão de classificação. A equipe teve um desempenho muito bom ao extrair tudo o que podíamos do nosso pacote neste final de semana, incluindo um pit stop decisivo de alta pressão na corrida e muitas decisões difíceis. É apenas um ponto para o campeonato, mas é um ponto muito importante, especialmente em um dia em que as cinco primeiras equipas tiveram ambos os seus carros terminando a corrida. Um grande abraço a todos em Faenza, em Bicester e ao nosso parceiro Honda. Sabemos que precisamos continuar nos esforçando em todas as áreas para podermos continuar na liderança do pelotão intermediário, e será outro desafio completamente novo para a corrida Sprint na China dentro de duas semanas”, concluiu.
Tsunoda: “Estou me sentindo aliviado. Depois de perder algumas posições na primeira largada, senti um pouco de decepção, com certeza, mas ao mesmo tempo, me concentrei apenas na segunda largada. Tive uma boa e consegui ganhar algumas posições. Um dos grandes destaques foi o pit stop. Nossos mecânicos fizeram um trabalho fantástico, foi um pit stop tão rápido que nos permitiu ultrapassar dois carros, e isso é uma loucura! Sem isso teria sido muito mais difícil pontuar hoje, então o time merece muito crédito. Os fãs japoneses também, eles são ótimos! Obviamente, finalmente poder pontuar diante da minha torcida, aqui e daqueles que não puderam ir à pista e assistiram pela TV, me deixa um cara muito feliz. Me senti confiante hoje. Eu sabia que nossa velocidade em linha reta não é tão competitiva em comparação com outros carros, mas ao mesmo tempo, sabemos que tínhamos muito downforce. Isso me permitiu algumas boas ultrapassagens e eu definitivamente gostei. Em termos de gestão de pneus, sinto que a minha pilotagem na corrida de hoje foi provavelmente a minha melhor. Comecei minha carreira aqui e poder somar pontos aqui é extremamente especial. Um grande obrigado a todos da Honda, Red Bull e Visa Cash App RB, que estiveram envolvidos e me apoiaram durante toda a minha jornada. Não sinto que consegui o P10 hoje, mas o P1, é uma sensação ótima”, acrescentou.
Ricciardo: “Depois de ontem, onde demos alguns passos na direção certa, fiquei muito entusiasmado por vir correr hoje para ter um bom dia. Nesses casos, um incidente na primeira volta é uma das piores coisas que podem acontecer a um piloto, especialmente porque não tem realmente a oportunidade de fazer nada depois da enorme acumulação e energia usada para se preparar para a corrida. Foi uma pena e lamentável para todos os envolvidos. Foi um incidente de corrida, e felizmente, depois de algumas verificações, Alex e eu estamos bem. O início da corrida foi muito ruim, já que Yuki e eu estávamos com pneus médios, e estávamos lutando muito em comparação com os outros carros atrás com pneus macios. Na curva 2, acalmou um pouco, mas ainda senti como se estivesse escorregando e então vi um Aston Martin do meu lado de fora. Eu estava observando ele, mas quando me preparava para entrar na curva 3, sem usar toda a pista por ser a primeira volta, Albon ficou ao meu lado e teve uma saída melhor na curva 2. Não o vi e nos tocamos. Mas isso é corrida e às vezes acontece, não há realmente ninguém para culpar. Sinto muito pela equipe, mas a China chegará em breve, então vamos nos concentrar nisso”, finalizou o australiano.