As corridas Sprint da Fórmula 1 seguem dividindo opiniões entre fãs e pilotos, com alguns apoiando a ideia e outros preferindo o formato tradicional. Seja como for, seis provas terão o formato diferenciado em 2024: China, Miami, Áustria, Estados Unidos, São Paulo e Catar, as últimas três marcando o final da temporada.
Mas existem novidades para este ano, que terá mudanças no formato Sprint, implementadas após críticas recebidas de equipes e pilotos em 2023.
A principal alteração diz respeito à sessão de classificação para o GP de domingo. Em 2023, ela acontecia na sexta-feira à tarde, após apenas uma hora de treinos livres. Isso significava que as condições de parque fechado (parc ferme) impediam ajustes importantes nos carros, podendo colocá-los em situações irregulares. Lewis Hamilton e Charles Leclerc sofreram com isso em Austin, sendo desclassificados por desgaste excessivo da prancha do assoalho.
Na temporada 2024, o TL1 acontece normalmente na sexta-feira pela manhã. Em seguida, na parte da tarde, ocorre a sessão classificatória para a corrida Sprint. A partir desse momento, o parque fechado entra em vigor para a corrida Sprint, disputada na manhã de sábado. Posteriormente, o parque fechado é suspenso antes da sessão de classificação tradicional para o GP, que acontece na tarde de sábado. No domingo o GP acontece normalmente.
A distância das corridas Sprint continua sendo de 100km, equivalente a um terço do GP principal.