Neste fim de semana, o GP da Itália de Fórmula 1 será realizado no icônico circuito de Monza. A expectativa inicial era ver Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin, participar da sessão de Treino Livre 1 (TL1) na sexta-feira. Contudo, uma mudança inesperada nas condições da pista alterou os planos da equipe britânica.
O circuito de Monza passou por um recapeamento recente, o que trouxe novos desafios para as equipes e pilotos, que agora precisam avaliar como o asfalto renovado afetará a aderência e o comportamento dos pneus. Diante dessas condições, a Aston Martin optou por manter seus pilotos titulares na pista durante o TL1 para coletar dados cruciais sobre o desempenho do carro no novo asfalto.
Fernando Alonso, piloto da Aston Martin, revelou que a equipe havia planejado inicialmente que Felipe Drugovich assumisse o carro na sessão de TL1, mas a mudança nas condições da pista levou a equipe a adiar a participação do brasileiro. “Originalmente, Felipe estaria no meu carro aqui em Monza no TL1. Mas, entendemos que o recapeamento é um pouco maior do que pensávamos, as zebras também estão diferentes; então, a equipe mudou o plano e acho que isso [Drugovich no carro] vai acontecer no México,” explicou Alonso.
A decisão de adiar a participação de Drugovich reflete a necessidade da equipe em ajustar suas estratégias às novas condições do circuito, especialmente em um fim de semana de Grande Prêmio tão importante como o de Monza. A equipe quer garantir que seus pilotos tenham o máximo de tempo possível na pista para entender como o carro se comporta com o novo asfalto e, assim, ajustar sua estratégia para a corrida.
Enquanto a estreia de Drugovich ao volante de um carro de F1 durante um fim de semana de Grande Prêmio foi adiada, a Aston Martin planeja dar ao jovem piloto sua oportunidade em outra etapa do campeonato, possivelmente no GP do México, onde ele poderá assumir o carro na sessão de TL1.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.