Lewis Hamilton se queixou após o GP da Arábia Saudita, disputado no último domingo em Jeddah, que sua temporada de estreia pela Ferrari deverá ser “dolorosa” por conta do desempenho do SF-25. E, julgando pelo desempenho do heptacampeão do mundo nas primeiras cinco corridas do ano, ele tem razão. O inglês faz até aqui o pior ano de estreia por uma equipe na Fórmula 1 desde sua estreia, em 2007, seja em resultados ou em pontos no campeonato.

Hamilton estreou na categoria máxima do esporte a motor mundial pela McLaren, em 2007, e teve desempenho dos mais fortes nas cinco primeiras etapas daquele ano, acumulando segundos lugares em Malásia, Bahrein, Espanha e Mônaco, e um terceiro posto na corrida que marcou o início de sua trajetória na F1, na Austrália.
Em 2013, o inglês, já dono de um título mundial, trocou a McLaren pela Mercedes, e mesmo com um carro que ainda não se mostrava capaz de lutar por títulos, conseguiu bons resultados em seus cinco primeiros GPs. Foi ao pódio com terceiros lugares na Malásia e na China, e obteve ainda dois quintos lugares e uma 12ª posição.
Na atual temporada, defendendo a equipe de Maranello, o melhor resultado de Hamilton após cinco etapas é um quinto lugar, obtido no Bahrein. O heptacampeão também venceu uma corrida Sprint na China. E aí vale lembrar que as corridas curtas passaram a ser disputadas na F1 apenas na temporada de 2021.
Se puxarmos pelos pontos no campeonato, Hamilton também tem neste ano com a Ferrari seu pior início de trajetória em uma temporada de estreia por uma equipe. São 31 pontos somados após a realização de cinco corridas. Esta pontuação coloca o inglês na sétima colocação da tabela de classificação da F1 no momento.
Em 2007 com a McLaren, Hamilton terminou a quinta etapa somando 38 pontos, e dividia a liderança do campeonato com Fernando Alonso, seu companheiro de equipe. É necessário lembrar ainda que, naquela temporada da F1, a vitória oferecia apenas dez pontos, e não 25, como ocorre atualmente.
Já em 2013, ano de estreia na Mercedes, Hamilton terminou a quinta etapa do campeonato mundial somando 50 pontos, e aparecia na quarta posição. Naquele ano, o sistema de pontuação já era o mesmo usado até os dias atuais nas corridas de domingo, mas não havia a disputa das corridas Sprint, que só passaram a ser disputadas há cinco anos.
A temporada 2025 da F1 terá sequência no dia 4 de maio com a disputa do GP de Miami.