Max Verstappen fez um balanço sobre os desafios enfrentados pela Red Bull Racing no início da temporada 2024 da Fórmula 1. Apesar do sucesso nas pistas, com a conquista do quarto título de pilotos pelo holandês, mas o time ficando apenas em P3 entre os construtores, a equipe lidou com uma crise interna que incluiu críticas públicas e tensões entre os dirigentes.
Em entrevista ao RacingNews365, Verstappen comentou o impacto desses acontecimentos. “Claro que, no início, não foi agradável. Talvez tenha sido uma distração para algumas pessoas. Mas ao mesmo tempo, nunca senti que o grupo de engenharia perdeu o foco”, afirmou o holandês.
A turbulência teve início após comentários de Jos Verstappen, pai de Max, que criticou publicamente o chefe de equipe Christian Horner. As críticas vieram em meio a uma investigação sobre alegações de comportamento inadequado (assédio sexual contra uma funcionária da Red Bull) envolvendo Horner, que foi posteriormente inocentado (em uma investigação conduzida pela própria equipe). O episódio gerou tensões entre os proprietários tailandeses e austríacos da Red Bull.
Mesmo com o clima conturbado, Verstappen destacou o profissionalismo da equipe. “Talvez as pessoas estivessem mais tensas por conta do que saiu na imprensa, mas acho que todos foram suficientemente profissionais para focar no trabalho”, acrescentou.
A equipe enfrentou uma queda de desempenho no meio da temporada, que resultou na terceira posição no final do campeonato de construtores. No entanto, uma recuperação no final da temporada garantiu a Verstappen o título de pilotos.
Quando perguntado sobre o maior aprendizado da temporada 2024, Verstappen foi direto: “Como lidamos com os momentos difíceis como equipe. Foi bastante estressante para todos, mas nos mantivemos unidos e nos tornamos mais fortes”, encerrou o piloto holandês.