Franz Tost, ex-chefe da AlphaTauri (atual RB), deu um conselho importante para Liam Lawson, que será companheiro de Max Verstappen na Red Bull Racing na temporada 2025 da Fórmula 1. Segundo Tost, o jovem piloto neozelandês de 22 anos não deve se preocupar em medir forças com o agora tetracampeão.
“A única coisa que posso recomendar para Liam é fazer o seu próprio trabalho e nunca tentar se comparar ao Max. Ele é um dos maiores da história, comparável a Michael Schumacher e Ayrton Senna”, afirmou Tost ao F1-Insider.
Tost, que liderou a então AlphaTauri durante dezoito anos, acredita que Lawson precisa se concentrar em sua própria evolução, especialmente porque Verstappen continua a crescer como piloto. “O potencial de Max é praticamente ilimitado. Se você começar a olhar os tempos de volta dele, tudo dará errado”, acrescentou.
O austríaco destacou que o foco de Lawson deve ser trabalhar ao lado de Verstappen para melhorar o carro. “Qualquer outra abordagem seria fatal e condenada ao fracasso”, concluiu Tost.
Max Verstappen já superou diversos companheiros desde que assumiu a liderança da equipe em 2019. Daniel Ricciardo saiu no final de 2018, enquanto Pierre Gasly e Alex Albon não conseguiram manter a consistência e foram substituídos após temporadas difíceis. Sergio Perez, apesar de quatro anos ao lado do holandês, também não conseguiu se equiparar ao nível de desempenho de Verstappen.
Agora, Lawson, promovido após apenas onze GPs na Fórmula 1, tem um novo desafio pela frente: encontrar seu espaço na Red Bull sem se perder em comparações diretas com um dos maiores talentos da categoria.