F1: “Não tinha controle sobre toda a equipe”, diz Szafnauer sobre sua gestão na Alpine

Otmar Szafnauer, ex-diretor da equipe Alpine de F1, revelou que seu tempo à frente da equipe foi “problemático” devido a falta de controle que tinha sobre diversos setores. Szafnauer foi nomeado para o cargo em 2022, ele teve um bom início, com a equipe alcançando o quarto lugar no campeonato de construtores, mas não conseguiu manter esse desempenho na temporada seguinte.

Em entrevista ao podcast High Performance, Szafnauer explicou que desde o início percebeu que sua autoridade era limitada: “Há algumas coisas que deram errado na Alpine, uma das quais foi que eu não tinha controle sobre toda a equipe”, afirmou. Ele detalhou que setores importantes, como recursos humanos e finanças, não era reportado diretamente a ele, mas sim através da matriz na França.

“Antes de eu assumir o emprego, era ‘todo mundo me reportando’. Eu chego lá e esse não é o caso. E eu sabia no começo, pensei que poderia lidar com isso, mas sabia que era apenas problemático”, acrescentou Szafnauer.

Desde sua saída em julho de 2023, a Alpine enfrentou dificuldade com mudanças na liderança e uma queda no desempenho. A equipe agora ocupa o nono lugar na classificação, somando apenas 12 pontos em 18 corridas. Szafnauer acredita que seu trabalho na equipe não foi a causa do fracasso atual: “Hoje é um desastre. De volta naquela época, sim, foi meio passo para trás, mas às vezes você dá meio passo para trás para dar dois passos para frente,” concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.