Otmar Szafnauer, ex-diretor da equipe Alpine de F1, revelou que seu tempo à frente da equipe foi “problemático” devido a falta de controle que tinha sobre diversos setores. Szafnauer foi nomeado para o cargo em 2022, ele teve um bom início, com a equipe alcançando o quarto lugar no campeonato de construtores, mas não conseguiu manter esse desempenho na temporada seguinte.
Em entrevista ao podcast High Performance, Szafnauer explicou que desde o início percebeu que sua autoridade era limitada: “Há algumas coisas que deram errado na Alpine, uma das quais foi que eu não tinha controle sobre toda a equipe”, afirmou. Ele detalhou que setores importantes, como recursos humanos e finanças, não era reportado diretamente a ele, mas sim através da matriz na França.
“Antes de eu assumir o emprego, era ‘todo mundo me reportando’. Eu chego lá e esse não é o caso. E eu sabia no começo, pensei que poderia lidar com isso, mas sabia que era apenas problemático”, acrescentou Szafnauer.
Desde sua saída em julho de 2023, a Alpine enfrentou dificuldade com mudanças na liderança e uma queda no desempenho. A equipe agora ocupa o nono lugar na classificação, somando apenas 12 pontos em 18 corridas. Szafnauer acredita que seu trabalho na equipe não foi a causa do fracasso atual: “Hoje é um desastre. De volta naquela época, sim, foi meio passo para trás, mas às vezes você dá meio passo para trás para dar dois passos para frente,” concluiu.