Ross Brawn afirmou que a F1 não vai perder fãs com seu novo formato de corrida de qualificação.
O Grande Prêmio da Inglaterra sediará o primeiro de três eventos teste, onde o formato de qualificação tradicional será transferido para sexta-feira, dando espaço para uma corrida de qualificação de 100 Km no sábado, cujo resultado vai definir o grid para o GP de domingo.
Com as opiniões divididas sobre a proposta, Brawn afirmou que a categoria espera que novos fãs consumam as corridas oferecidas em Silverstone, sem tirar o interesse dos telespectadores já existentes.
“Vamos dar aos fãs um sábado de 30 a 40 minutos de ação real, que não será influenciada por pit stops”, disse Brawn.
“Imaginamos que a maioria dos pilotos vai usar os pneus mais macios disponíveis, dependendo da pista, mas o resultado não será influenciado pelos pit stops.”
“Para os pilotos, será uma luta bastante direta nesse aspecto. As equipes não terão muito a ver com o resultado da corrida de sábado, com relação à estratégia. Então, vai ser uma corrida que pode ser consumida, acreditamos, por um grupo diferente de fãs, além de ser interessante e envolvente para os fãs já existentes.”
“Não me interpretem mal, não queremos perder nenhum de nossos fãs existentes, mas vamos oferecer algo diferente, e queremos ver se há um envolvimento com um novo grupo de fãs. Meia hora a 40 minutos de corrida, no sábado, parece muito emocionante para mim.”
Nas últimas corridas, o piloto da Alpine, Fernando Alonso criticou as regras da F1 por favorecerem equipes maiores, citando o regulamento que determina que os pilotos façam a largada com os pneus usados no Q2, como um fator que causa disparidade no grid.
Brawn, no entanto, afirmou que essa regra não entrará em vigor durante o fim de semana da corrida de qualificação. Ele disse: “Obviamente, analisamos todos os regulamentos para nos certificar de que os manteremos o mais suave possível.”
“Os regulamentos dos pneus mudaram, então eles são mais simples. Eu tenho todos eles anotados, mas fundamentalmente, não há pré-decisões que as equipes devem tomar.”
“Todos eles devem fazer a qualificação com pneus macios, pois todos podem ir para a corrida de qualificação com os pneus que quiserem, e também podem ir para a corrida com os pneus que quiserem.”
“Então, não há nada disso: ‘Vou fazer o Q2 com pneus médios porque quero ter isso para a corrida’. Então você tem uma situação para a corrida em que as equipes de ponta são capazes de usar pneus médios, porque conseguem passar pelo Q2 com isso, mas as equipes mais lentas têm que passar do Q2 com pneus macios, então não haverá nenhuma dessas complicações.”
“De certa forma, é mais simples, mas terá implicações para a corrida por causa da forma como o fim de semana de corrida vai evoluir”, finalizou.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon