O lendário Jackie Stewart, tricampeão de Fórmula 1, expressou sua admiração pela atuação de Max Verstappen na atual temporada e destacou a dificuldade de encontrar espaço para melhorias em seu desempenho. Stewart, no entanto, ressaltou que a conquista de títulos consecutivos na era moderna da F1 pode ser mais acessível do que em sua época.
“Normalmente, os pilotos continuam a evoluir até seus vinte e poucos anos. Mas para ser honesto, não vejo muito espaço para Verstappen melhorar”, disse Stewart em uma entrevista ao jornal alemão Bild. Ele elogiou a capacidade de Verstappen de extrair o ‘máximo absoluto’ do carro, enfatizando que aos 25 anos, Verstappen já possui uma vasta experiência na Fórmula 1, tendo ingressado na categoria aos 17 anos.
Verstappen está à beira de conquistar seu terceiro título consecutivo, com a equipe Red Bull e seu dominante RB19. O holandês enfrenta pouca concorrência, com seu companheiro de equipe, Sergio Perez, sendo o único desafiante real, mas mesmo assim, o mexicano está longe de desafiar Verstappen.
Stewart acredita que, se a Red Bull continuar a dominar nos próximos anos, Verstappen terá a oportunidade de conquistar mais títulos na F1. Ele ressalta que, em comparação com sua época, é ligeiramente mais fácil vencer títulos consecutivos hoje em dia, devido ao calendário mais extenso da F1.
Aos 84 anos, Stewart afirmou: “Isso ocorre porque há muito mais corridas. Quando me tornei campeão na F1 pela primeira vez em 1969, tínhamos apenas onze GPs no ano. Em 2023, o calendário teria 24 corridas (mas algumas corridas foram canceladas). Com esse número, é possível ter um fim de semana ruim e ainda ter chances de conquistar o título. Mas isso é apenas metade da verdade”, concluiu.
Stewart, que conquistou seus títulos na era em que havia menos corridas no calendário, reconheceu a capacidade de Verstappen e a evolução da Fórmula 1 ao longo dos anos, tornando a busca por títulos consecutivos, ainda uma grande façanha.