F1: Newey conquista marcas incríveis com a Red Bull em 2022

A temporada que a Red Bull vem fazendo é incrível. Após Max Verstappen conquistar o bicampeonato no Japão, o time austríaco conta com 14 vitórias na temporada, 12 para Verstappen e duas para Pérez.

Isso é mais do que a equipe alcançou em 2013, quando Sebastian Vettel e a Red Bull conquistaram seu quarto título. 

Muito do sucesso em 2022 se deve ao RB18, carro projetado por Adrian Newey. O britânico realmente atingiu o ápice da carreira, se levar em consideração o fato de que o maior número de vitórias anteriormente para um carro projetado por Newey era de 12 com o FW18 da Williams em 1996, resultado igualado em 2011 pela Red Bull.

Em entrevista à Sky Sports, Adrian, ao ser informado dos feitos, respondeu: “Não sou muito bom [com] números, mas é muito gratificante saber disso.”

“Acho que a Ferrari tinha um carro muito rápido no início, [e] em muitas corridas, para ser honesto, eles provavelmente eram um pouco mais rápidos. Mas, acho que conseguimos completar o desempenho do carro e tentar fazê-lo funcionar em todos os circuitos.”

Também, Newey comentou sobre o sucesso de Verstappen: “Max foi absolutamente magnífico este ano. Obviamente, no trânsito em Singapura, ele cometeu um pequeno erro, mas, além disso, ele não cometeu absolutamente nenhum erro.”

“[Ele tem sido] muito maduro e sempre teve velocidade, então acho que ele merece todo o sucesso que está tendo este ano.”

A Red Bull segue em busca do título no campeonato de construtores. Atualmente, está com 165 pontos à frente da Ferrari, com 191 ainda em jogo. Se a equipe atingir o resultado esperado, será o quinto título de Newey com a Red Bull e seu 11º no geral.