Adrian Newey, renomado projetista da Fórmula 1, já anunciou que irá deixar a Red Bull Racing no início de 2025, e ao que parece, a Ferrari não está nos seus planos para o futuro.
Já circularam rumores sobre um possível acordo entre Newey e a Scuderia, mas o Motorsport italiano informou que as negociações não avançaram e a Ferrari não está disposta a entrar em uma guerra de ofertas para contratá-lo.
Com a Ferrari descartada, a porta se abre para outras equipes. A Aston Martin, que busca se tornar uma força dominante na F1, fez uma proposta lucrativa a Newey e o levou para conhecer sua nova fábrica de última geração.
Lawrence Stroll, dono da Aston Martin, não mede esforços para contratar os melhores talentos técnicos do mercado, para impulsionar a equipe rumo aos títulos na F1.
Porém, a Aston Martin tem uma concorrente de peso: a McLaren, antiga casa de Newey. Entre 1997 e 2005, o britânico projetou os carros que conquistaram os campeonatos de 1998 e o MP4/14 vencedor do título de pilotos em 1999.
Apesar do sucesso inicial, a McLaren não conseguiu manter o ritmo diante do domínio da Ferrari naquela época, e Newey acabou saindo da equipe devido à estrutura rígida de gestão.
Desde então, a McLaren passou por uma reformulação e se tornou novamente uma equipe competitiva. A chegada de Andrea Stella como chefe de equipe em 2022, foi fundamental para essa recuperação.
Com atualizações inteligentes no meio da temporada passada, a McLaren conquistou pódios e manteve o bom desempenho em 2024, somando nove pódios e uma vitória em Miami este ano.
O Motorsport italiano sugere que um retorno à McLaren para encerrar sua carreira na F1, poderia ser um ‘final surpreendente’ para essa saga. A decisão final de Newey só deve ser anunciada em setembro, conforme acordo firmado com a Red Bull.