A Red Bull pode estar prestes a perder um nome histórico e de muita importância na Fórmula 1: Adrian Newey. Segundo a publicação Auto, Motor und Sport, o renomado projetista deve anunciar sua saída da equipe em breve.
Newey, de 65 anos, é peça fundamental na Red Bull Racing desde 2006. Com ele na equipe, o time conquistou vários títulos na F1 com carros completamente diferentes. No entanto, o clima parece ter mudado consideravelmente em Milton Keynes.
De acordo com a reportagem, Newey estaria insatisfeito com as disputas internas de poder na Red Bull. Além disso, a implementação do teto de gastos coloca o projetista britânico em risco de focar apenas no projeto do hipercarro RB17, o que não o anima, já que sua paixão continua sendo a Fórmula 1.
Apesar de ter contrato até o final de 2025, fortes rumores indicam que Newey deseja sair ao final de 2024 para abraçar um novo desafio. Para onde ele irá? O futuro é incerto, mas muitos apostam na Ferrari, apesar de que a Aston Martin também já foi cogitada.
Há informações de que Newey foi visto recentemente em um aeroporto de Bolonha, na Itália, e que ele poderia ter participado de uma reunião na Ferrari. No início do ano, já havia rumores de uma investida da Scuderia pelo renomado projetista.
Na década de 1990, Newey, que atualmente recebe cerca de £10 milhões na Red Bull, teve a chance de se transferir para a Ferrari. Na época, ele optou pela McLaren para permanecer na Inglaterra, ‘mas a tentação foi grande’, segundo o próprio Newey, que não queria se mudar para a Itália. Porém, atualmente ele trabalha remotamente para a Red Bull a partir de sua casa na África do Sul. Isso poderia ser replicado na Ferrari, caso ele efetivamente siga para lá.
Uma possível ida para Maranello colocaria Newey junto com Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari em 2025. O fim da ‘era Newey’ na Red Bull parece estar próximo, e a Fórmula 1 pode assistir a uma grande reviravolta no mercado, que já está bastante agitado em relação aos pilotos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.