F1: “Newey quase levou a Aston Martin à falência”, disse Horner

O projetista-chefe e diretor da Red Bull, Adrian Newey, esteve menos envolvido com a Fórmula 1 há alguns anos, quando passou a se dedicar mais ao desenvolvimento do Aston Martin Valkyrie. O resultado final foi fantástico, mas os custos dispararam. O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, disse que Newey quase levou a Aston Martin à falência.

Isso quando ainda existia uma parceria entre as duas marcas, Aston Martin e Red Bull, pois hoje são equipes totalmente independentes.

Quão sérias são as palavras de Horner é difícil dizer. O que sabemos é que naqueles anos as coisas não estavam necessariamente indo muito bem para a montadora Aston Martin, então patrocinadora titular da equipe de Fórmula 1 da Red Bull, então pode haver um pouco de verdade nas declarações do britânico de 49 anos.

“Foi uma experiência muito diferente, porque trabalhar com um OEM (fabricante de equipamento original), mesmo um pequeno OEM como a Aston Martin, obviamente o custo é absolutamente importante em tudo o que eles fazem”, disse Horner.

“E claro, temos Adrian Newey, que provavelmente nem sabe onde fica nosso departamento financeiro!”, disse Horner rindo em entrevista ao The Financial Times. “Ele criou um carro incrível, mas, que quase levou a Aston Martin à falência! Mas quero dizer, é uma jóia absoluta de carro.”

Na F1 Newey tem que cumprir os regulamentos técnicos elaborados pela FIA, mas com o Aston Martin Valkyrie (um carro ‘de rua’) ele precisava apenas cumprir todas as regras para realmente poder circular na estrada.

“Claro temos um conjunto de regulamentos na Fórmula 1, mas eles não são nada como as estipulações e regulamentos de estrada, então foi um grande exercício de aprendizado nesse lado das coisas. E sim, foi um exercício interessante e com o qual o lado de Tecnologia Avançada de nossos negócios, aprendeu muito e acho que nos manterá em uma boa posição para o futuro”, concluiu Horner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.