Após a divulgação do calendário da Fórmula 1 para 2024, o piloto da McLaren Lando Norris, afirmou que o cronograma da Fórmula 1 poderia ser melhor se fosse um pouco menor.
O calendário da Fórmula 1 se expandiu gradualmente nos últimos anos, à medida que a categoria passou a atrair o interesse de um número maior de promotores de corrida.
A programação do próximo ano apresenta um recorde de 24 GPs, com o retorno da China, e Ímola, que foram cancelados em 2023. Além disso, o Catar também retorna em um contrato de longo prazo.
“Eu diria que 24 corridas é muito”, disse Norris. “Se eu tivesse que colocar um número perfeito, diria que provavelmente está mais próximo de 20.”
“Mas há muitas pistas que as pessoas querem ir e assim por diante. Tipo 20 é um bom número, também para a vida dos mecânicos, engenheiros, todos que viajam e estão longe de suas famílias, filhos e assim por diante, por tantos dias, mais dias do que nós pilotos, então é mais difícil para eles.”
“Acho que quando falamos sobre essas coisas, devemos falar mais como vozes para essas pessoas do que provavelmente para nós mesmos. Poderiam ser 20 corridas, mas com rodízio entre alguns circuitos. Às vezes você quer ir a certos lugares em anos diferentes. Você simplesmente não pode ir para todas as pistas que as pessoas querem ir, é tão simples quanto isso”, acrescentou Norris.
O calendário do próximo ano foi ligeiramente reorganizado, com o Japão mudando para abril, o Azerbaijão em setembro, e o Catar se unindo a Abu Dhabi no final da temporada.
“É bom ver que eles se esforçaram para organizá-lo de uma maneira um pouco melhor, mas ainda é um calendário difícil, um dos calendários mais longos que já tivemos”, disse Norris.
“Desde que continuem tentando melhorar, é bom, mas eu diria que 20 corridas é um número melhor para todos, principalmente para a saúde de todas as pessoas envolvidas na Fórmula 1”, finalizou o britânico.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.