Após forte segunda metade de 2024, britânico quer equipe competitiva desde a estreia
Lando Norris afirmou que a McLaren evitará um começo de temporada ruim em 2025 para não ficar em desvantagem na disputa pelo título, como aconteceu no ano passado.
Após um forte desempenho na segunda metade de 2024, Norris chega à nova temporada com a ambição de conquistar seu primeiro título na Fórmula 1. O britânico chegou a se tornar uma ameaça para Max Verstappen quando a McLaren cresceu e a Red Bull começou a ter dificuldades, mas erros da equipe e do próprio piloto impediram que ele levasse a disputa até o fim.
Mesmo com Verstappen ficando dez corridas sem vencer, o holandês garantiu o título com duas etapas de antecedência. Norris reconheceu que não foi consistente o suficiente para derrotá-lo, mas encerrou a temporada convencido de que tem o necessário para lutar pelo campeonato.
Com isso, ele chega à sua sétima temporada na F1 com uma mentalidade mais fortalecida.
“Meu estado de espírito no momento é ótimo”, disse Norris durante o shakedown do MCL39 em Silverstone.
“Definitivamente acho que é diferente do que era no ano passado. Sinto que 2024 foi um ano muito bom para mim, não apenas em termos de resultados, mas também mentalmente e na minha abordagem.”
“Sempre fui honesto sobre como estou indo, nunca fui alguém exageradamente confiante com previsões. Sempre fui do tipo que vê o copo meio vazio em vez de meio cheio. Sempre quis provar para mim mesmo que posso alcançar o que desejo.”
“No ano passado, provei a mim mesmo que posso lutar contra Max, que posso vencer corridas, que posso conquistar a pole em Abu Dhabi, largar bem. Provei isso para mim mesmo.”
“Grande parte da minha mentalidade se baseia nisso. Talvez não seja sempre o melhor jeito, mas é assim que funciono, é assim que vivo. E no ano passado, provei isso para mim mesmo.”
“Então me sinto muito relaxado, mas de uma forma confortável e determinada, sentindo que consigo manter as coisas sob controle.”
“Não estou nervoso nem me deixando levar antes da hora. Estou muito animado. Sinto-me bem, confiante na equipe. Mas o principal é que estou tranquilo com tudo. Animado, mas tranquilo.”
McLaren quer um começo forte em 2025
A McLaren acredita que a fase ruim do início de 2024 foi um fator mais decisivo para Norris perder a disputa contra Verstappen do que os próprios erros do piloto.
Com a equipe encerrando a temporada passada em alta, dominando em Abu Dhabi, Norris acredita que esse não será um problema em 2025.
“Não quero criar expectativas do tipo ‘Pessoal, temos que vencer a primeira corrida, temos que fazer isso’”, explicou Norris.
“No ano passado, provamos do que somos capazes de nos recuperar. Mas, definitivamente, não quero que comecemos daquele jeito de novo, e não começaremos.”
“Queremos começar com o pé direito. Isso tornará as coisas mais fáceis para todos nós. Isso mudará a luta pelo campeonato desde o início.”
“As coisas vão mudar, mas ainda mantenho a mentalidade de dar um passo de cada vez. E acho que a equipe também.”
“Sabemos que temos muitos desafios pela frente e que será um ano difícil. Mas a mentalidade está certa para todos: 2024 foi um ano ótimo, mas queremos mais um.”
Com a estreia da temporada marcada para março, no GP da Austrália, Norris espera que a McLaren inicie 2025 já na briga pelas vitórias, sem precisar de uma recuperação no meio do ano.