Otmar Szafnauer, ex-chefe das equipes Aston Martin e Alpine na Fórmula 1, comentou recentemente sobre o piloto da McLaren, Lando Norris, destacando a postura autocrítica do jovem britânico. Szafnauer, que já trabalhou com nomes de peso como Sebastian Vettel e Fernando Alonso, acredita que Norris é ‘muito duro consigo mesmo’, e defendeu o piloto, sugerindo que ele poderia adotar uma visão mais positiva de seu desempenho.
Participando do podcast High Performance, Szafnauer foi questionado sobre qual piloto gostaria de ter em uma equipe sob seu comando, caso retornasse à Fórmula 1. “Provavelmente Max (Verstappen) ou Lando”, respondeu, destacando os dois pilotos que têm protagonizado uma acirrada disputa pelo título em 2024. Embora Verstappen esteja próximo de garantir seu quarto título, Norris também se destacou, mas viu sua chance de título reduzida por alguns erros e largadas menos competitivas.
Ao falar sobre Norris, Szafnauer afirmou que, apesar de não ter trabalhado diretamente com o piloto, percebe que o britânico tende a se culpar excessivamente por falhas. “Eu conheço o pai dele, mas não Lando tão bem. Porém, escuto o que ele diz, e ele pode ser realmente muito autocrítico. Ele se culpa por muitas coisas. Acho que se ele puder mudar isso e ser um pouco mais positivo… Ele está indo bem, mas eu gostaria de trabalhar com ele e dizer: ‘Você é ótimo, acredite em si mesmo’,” concluiu.
Szafnauer deixou seu cargo de chefe de equipe da Alpine em 2023 e, desde então, não ocupa uma nova função na Fórmula 1. No entanto, suas observações sobre Norris e o desejo de colaborar com o piloto reforçam a admiração pelo talento e potencial do jovem britânico, que segue em ascensão na categoria.