Foto: XPB Images
Mesmo com o pódio duplo da McLaren em Suzuka, a Ferrari pode estar mais viva do que parece na briga pela Fórmula 1 2025.
Lando Norris e Oscar Piastri explicaram por que não descartam Charles Leclerc da disputa e apontaram os detalhes que estão deixando a rival italiana cada vez mais perto.
A McLaren voltou a ser destaque no Mundial de Fórmula 1 2025 com mais um forte desempenho no Grande Prêmio do Japão, mas Lando Norris e Oscar Piastri acreditam que a Ferrari está mais próxima da disputa pelas primeiras posições do que os resultados finais sugerem.
Mesmo com a dobradinha da McLaren nas posições de pódio atrás de Max Verstappen, os pilotos da equipe britânica demonstraram cautela ao analisar a diferença de performance em relação à Ferrari, especialmente após Charles Leclerc cruzar a linha de chegada 13 segundos atrás.
“Eu ainda acho que, em certos momentos, veremos mais competição do pessoal que está vindo de trás”, disse Norris, em declaração publicada pela Motorsport Week. “O Charles não estava tão mais lento. O gap foi maior, mas acho que o segundo stint dele com os compostos duros foi tão rápido quanto o meu. A gente não conseguiu abrir muita distância.”
Embora o monegasco da Ferrari tenha declarado que seu carro não tem ritmo para brigar com McLaren e Red Bull, Norris discorda e prevê que a equipe italiana ainda pode surpreender em algumas pistas ao longo do campeonato. Ele também apontou que, atualmente, ele, Piastri e Verstappen estão sendo os pilotos mais consistentes da temporada.
“Somos os três que mais estão maximizando os pacotes que temos nas mãos no momento, tanto na classificação quanto nas corridas”, continuou o britânico. “Mas o George [Russell] também foi rápido neste fim de semana. Se ele tivesse largado da pole, provavelmente teria vencido a corrida.”
Segundo Norris, o cenário atual da Fórmula 1 é extremamente competitivo, e qualquer erro mínimo pode custar caro. “Neste momento, acho que McLaren, Red Bull e talvez nós três estamos fazendo um trabalho melhor que os outros.”
Oscar Piastri endossou a análise do companheiro de equipe e lembrou a performance de Leclerc na China como exemplo do potencial ainda não totalmente revelado da Ferrari. “Acho que as pessoas esquecem que o Charles fez toda a corrida na China com praticamente metade da asa dianteira. Se fosse outro piloto, teria que parar bem antes.”
Piastri também ressaltou que a Mercedes demonstrou força em Suzuka e que qualquer vantagem atual da McLaren é pequena. “Acho que temos uma vantagem, mas este fim de semana mostrou que qualquer erro pode abrir espaço para os adversários aproveitarem. A margem é pequena.”
Com três etapas disputadas em 2025, a McLaren lidera o campeonato de construtores e Norris encabeça a tabela dos pilotos, um ponto à frente de Verstappen. O próximo desafio será no GP do Bahrein, já no próximo fim de semana, dando continuidade à sequência de três corridas em finais de semana consecutivos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.