Lando Norris tem uma dura missão pela frente se quiser conquistar o título de pilotos na temporada 2024 da Fórmula 1. Com Max Verstappen liderando o campeonato por 52 pontos, Norris e a McLaren terão de se superar nos seis GPs e três corridas Sprint restantes este ano. O desafio é enorme, mas matematicamente, ainda é possível que o britânico vença o campeonato.
Nas próximas semanas, McLaren e Red Bull Racing trabalharão intensamente para garantir que seus pilotos estejam preparados para a reta final do campeonato, que retorna com o GP dos EUA em 20 de outubro. O calendário conta ainda com duas ‘rodadas triplas’ (três corridas consecutivas), começando em Austin, depois México e Brasil. Após uma breve pausa, a temporada será finalizada com as etapas de Las Vegas, Catar e Abu Dhabi, tradicionalmente a última corrida do ano. Além disso, as corridas em Austin, Brasil e Catar terão o formato Sprint, aumentando a quantidade de pontos disponíveis.
Com um total de 180 pontos ainda em disputa, incluindo as vitórias em GPs e Sprints, Norris pode alcançar até 459 pontos se vencer todas as provas e conquistar as voltas mais rápidas. No entanto, se Verstappen terminar em segundo em todas essas corridas, o holandês somaria 460 pontos, garantindo o título, mesmo com a incrível recuperação de Norris.
Um detalhe que pode ter grande impacto é a perda da volta mais rápida de Norris em Singapura, tomada por Daniel Ricciardo em sua última corrida pela RB e provavelmente na F1. Esse único ponto pode ser importante no final da temporada. Ainda que esse cenário pareça improvável, dado que Norris venceu apenas três corridas até agora, a dinâmica da temporada pode mudar nas últimas etapas, especialmente com o tempo extra que as equipes terão para ajustes nos carros.
Com longas pausas e corridas consecutivas no calendário, a performance de McLaren e Red Bull nas próximas semanas será decisiva para o desfecho do campeonato de 2024.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.